---------------------------------------------------------------------
-----------------------------------------------------------------
"Não tenhamos medo de fazer uma nova revolução na Guiné-Bissau. Não uma revolução com armas de fogo, mas a revolução da consciência cívica, a revolução de mentalidades, que dará ao nosso povo o direito à liberdade do saber, do conhecimento e, quiçá, do pensamento e da acção! É urgente fazer ver aos guineenses que o medo de mudar ontem, é a razão dos males de hoje e o medo de mudar hoje, será a razão dos males de amanhã... Didinho".
------------------------------------------------------------
Conheço desde o ano passado o blog do Didinho, um guineense consciente da realidade sóciopolítica atual do seu povo. E essas palavras que falou, deveria estar em grandes painéis em todas as praças e lugarejos de toda Guiné.
De nada ou pouco adianta a revolução pelas armas, a tomada do poder em países frágeis em educação e desenvolvimento, em geral a custa de inúmeros “inocentes úteis”; a história tem provado que acaba apenas na troca de déspotas.
Que o Povo guineense consiga sua verdadeira revolução e que vença a imagem de uma África que; embora tenha muito de exoticidade e dos seus maravilhosos e famosos pontos turísticos; ainda é conturbada por sangrentas disputas étnicas, genocídios, por epidemias e por desigualdades sociais; enquanto grandes conglomerados econômicos continuam a enriquecer as custas das riquezas naturais do continente.
Sorte e Prosperidade ao Povo de Guiné Bissau!
-----------------------------------------------------------
Nenhum comentário:
Postar um comentário