Visitantes Bem-Vindos na semana:

quinta-feira, 25 de abril de 2013

MINEIRÃO DE ROUPA NOVA ESNOBA SELEÇÃO BRASILERA


                                       (Brasil 2 x 2 Chile no novo Minerão!) (foto UOL)


                                   (Duas Grandes Personalidades no Mundo)


                           
                                     (Pelé e sua presença em projeto de combate a AIDS)

 http://jconline.ne10.uol.com.br/canal/esportes/noticia/2012/02/10/pele-empresta-sua-imagem-a-campanha-contra-a-aids-na-africa-31844.php



Já que todo mundo está falando “um monte” sobre a Seleção brasileira 2 x 2 Seleção chilena, resolvi eu também dar minha contribuição a tão “edificante” debate. (rsrs).
O Futebol por ser o esporte que conquistou de fato todo o planeta, se tornou uma vitrine publicitária muito poderosa, não só para os Clubes, mas também para as Seleções dos países que buscam a classificação para a Copa do Mundo 2014.

Se no caso dos Campeonatos continentais como o da UEFA, COMENBOL, etc, os Times dão tudo o que podem para brilhar em campo, o que dizer de uma Copa do Mundo, onde só poucos países conseguem passar  nas “Eliminatórias” e participar do famoso Torneio? Estima-se que uma Copa do Mundo seja vista instantaneamente por mais de três bilhões de pessoas em todo o planeta. É redundância falar da importância sócio-política e econômica para um país que consegue ganhar a “Taça” de uma Copa do Mundo. É simplesmente  um salto publicitário de anos de diplomacia.

A Seleção chilena não veio para o Mineirão só para jogar o “amistoso” Brasil x Chile, ela veio para provar para seu povo e para o mundo – (com certeza a partida foi televisionada para muitos países, sem contar o acesso a Internet) - que o Chile vai lutar de igual para igual com qualquer outra Seleção na Copa das Confederações.

Já para o Brasil, a importância da partida tinha mais a ver com a inauguração do reformado “Mineirão”, que ficou muito bonito, diga-se de passagem. O Brasil como Sede da Copa das Confederações e da Copa, não tem maiores interesses na disputa, já que está, como anfitrião, classificado.

Na partida, o Brasil mesmo não jogando aquelas coisas, chegou a fazer 2 x 0, mas aí resolveu jogar como o cordial anfitrião do evento, e prevaleceu a displicência, os passes errados, e por aí afora. Até o craque Neymar, sempre cercado por dois jogadores, de cara com o gol, deu um tremendo chutão por cima do gol?? Normalmente ele dá um toque de lado e o goleiro já era. 

Ainda assim, após um bom cruzamento da lateral direita pelo Pato, Neymar tendo acompanhado de longe seu companheiro, já dentro da área, só tocou a bola pra dentro do gol!  Enfim, não jogamos bem, jogamos um amistoso para inaugurar o “novo” Mineirão.

Mas os mais de 60 mil espectadores não tavam nem aí se a partida era um amistoso com um país vizinho, foram lá prá ver a Seleção brilhar e esperavam um desempenho por parte dos nossos jogadores, a altura da Seleção Penta Campeã do maior torneio de futebol no planeta. Vaiaram durante boa parte do segundo tempo quando o esforçado Chile logrou o empate e o Mineirão lotado, gritou olé quando os chilenos tocavam bola. Os jogadores saíram de campo sob fortes vaias. Como assisti o jogo do meu sofá, não sei se foi para tanto. Assistir o jogo em campo é outra coisa.

Contudo, endosso as palavras do sábio rei do Futebol, o Pelé: “Não era para ter toda aquela vaia”. Falou a voz da humilde sobriedade, tão característica da personalidade do maior ídolo do Futebol no mundo. Era um amistoso.

Aproveito a ocasião para desabafar meu protesto contra o pronunciamento do folgado Romário, que mais uma vez usou da mesma frase pronunciada a tempos atrás contra o grande e inconteste ídolo mundial do Futebol: “O Pelé calado é um poeta”, pérola do sarcasmo carioca. Romário sempre foi abusado em seus pronunciamentos, que dirá ultimamente quando conquistou o cargo de Deputado Federal. Aliás, agora ele quer mandar na Seleção e colocar a base do Corinthians; em vez de pedir apoio dos torcedores para a Seleção?! Até hoje não entendo direito a rixa que ele faz questão de alimentar contra Pelé.

Quanto a Pelé, além da minha condição de torcedor do grande SANTOS, lembro de suas andanças recentes na África, emprestando o nome a grandes projetos de moradias populares e de combate a AIDS, por parte de Governos de países no Continente. Trata-se de uma personalidade mundial, que jamais precisou estar debaixo das “tetas  do Governo”, em qualquer instância governamental. Aliás, o Governo, presente e passado, só tem lucrado com Pelé!

De resto, voltando ao assunto inicial, Brasil x Chile foi um amistoso, nada mais que isso.
Agora, diante do que os alemães estão jogando, depois do chocolate que tomaram Barcelona e Real Madri, espero sinceramente que o Brasil tenha entrado em campo só pra jogar um amistoso e que essa Seleção jogue mito mais do que jogou!!! Caso contrário, não passamos das Quartas de Final. 

OBS: Retificando que quem deu a opinião de colocar a base do Corinthians na seleção foi do Pelé e não do Romário...o que muda pouca coisa quanto as agressões verbas do 'baixinho" abusado...afinal trata-se de uma opinião...
---------------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário: