-------------------------------------
A Venezuela no Merco-Sul
A "Comissão de Relações Exteriores e Defeza Nacional" do Senado está discutindo hoje a inclusão ou não da Venezuela no Merco-Sul. Senadores são a favor, outros contra a inclusão sem as ressalvas de respeito mínimo aos princípios básicos de um regime democrático, e, regras mínimas de acordos cambiais. Segundo foi comentado, a valorização do câmbio venezuelano se dá ao sabor das vontades de Hugo Chavez.
Foi lembrado que o Merco-Sul, sem a Venezuela, seria o início do seu fim. Que não podemos pensar no Merco-Sul sem um dos seus grandes membros.
Também foi lembrado que a Venezuela de Hugo Chaves, por diversas vezes esteve contra o Brasil, como no caso do Gás na Bolívia, no caso de Itaipú com o Paraguai, e outros momentos.
Foi também discutido na reunião de hoje, um requerimento em favor de uma visita de 5 Senadores a Venezuela a convite do Prefeito de Caracas, para que fossem visitar as prizões venezuelanas. Teve senador que lembrou que existe uma comissão de direitos humanos para isso e que o Merco -Sul é um "bloco econômico" que não tem fórum para discutir direitos humanos. Direitos Humanos devem ser descutidos na OEA. O requerimento foi regeitado por 10 x 8 .
Enquanto o Senado polemiza a inclusão ou não da Venezuela no Merco-Sul, o Presidente Lula está coincidentemente em Caracas a se encontrar com Hugo Chavez.
De fato a visão comercial do Executivo parece não estar nem aí com a política interna da Venezuela e Lula cumpre sua agenda de caixeiro viajante; afinal, a Venezuela apesar dos pronunciamentos de universitário de esquerda do seu Presidente, alguns pertinentes outros destemperados, tem de importar 70% do que seu povo consome, e, se os EUA e a Colômbia gozam desse interessante mercado, não há o porque do Brasil também não estreitar mais suas relações comerciais com nosso visinho de fronteira.
---------------------------------------
Nenhum comentário:
Postar um comentário