Visitantes Bem-Vindos na semana:

sábado, 15 de agosto de 2009

EMPRESAS BRASILEIRAS, BLÁ BLÁ...

----------------

EMPRESAS “BRASILEIRAS”

Ontem ao ligar a TV Senado de tarde, peguei um “bonde andando” sobre uma Comissão que discutia questões de como se incrementar um maior desenvolvimento para país.
Com todo respeito aos palestrantes, arengas que venho ouvindo e lendo à décadas.

Falou-se em incentivo as micro e médias empresas, fortalecimento das empresas nacionais, etc etc .

Mas o que se vê na “Folha de S.Paulo” de 13/08/09 em seu caderno “Dinheiro página B9”, é o de sempre: Grandes Empresas multinacionais engolindo as boas empresas nacionais. Exemplo:

“A Pepsico, segunda maior fabricante de refrigerantes do mundo, anunciou ontem um acordo para a compra da brasileira “Amacôco”, a maior “produtora” de água de côco do país.
A “Amacôco” detém marcas como “Kero Côco” e “Trop Côco” e possui fábricas em Pernambuco e Espírito Santo e responde por 40% do mercado do produto.”

E segue a matéria: “ A “Amacoco” vai impulsionar nossas perspectivas de crescimento na América Latina e além. Mesmo no nascente mercado dos EU, as vendas de água de côco estão passando por extraordinária expansão; afirmou o Presidente da Pepsico Américas Beverages, “ Mássimo D’Amore”.

A matéria ainda lembra que: “A “Coca Cola” entre 2005 e 2007 adquiriu a “Minut Maid” fabricante de sucos e a produtora do chá “Mate Leão”.”

Pois é, como se vê, muitos professores, sociólogos, especialistas, e afins, falam muito do desenvolvimento da nossa indústria, das nossas pequenas e médias empresas, mas o fato é que ao se comprar uma mera água de côco (!!) embalada em nosso país ou tomarmos um copo do tradicional chá "Mate Leão", estaremos mandando grana para matrizes no exterior!

---------------------------

Nenhum comentário: