PUBLICO.PT
---------------------------------------------
DO PATRIOTA E DO NACIONALISTA:
Muito interessante esta notícia do Público.pt. O fato é que para imigrantes que possuem características étnicas explícitas e diferentes dos nativos do país em que se encontra, sempre é mais difícil ser aceito como compatriota.
Exemplo: Aqui no Brasil, país de uma multi-diversidade racial, um brasileiro “sansei”, neto de japoneses, segunda geração, por ainda ter fortemente delineadas suas características asiáticas, é normalmente chamado pelos amigos de “Japa ou Japones”; o pai nasceu no Brasil!
Quanto às manifestações dos nazistas saudozistas alemães; (não entendo a colocação “neo”, se alguém se diz nazista é porque assim se considera, não tem nada de novo ou neo nisso.); acho que são de pessoas com alto grau de preconceito em relação aos outros povos do que quanto às preocupações patrióticas que dizem ter.
A Alemanha sempre será germânica, e o alemão não deixará de ser alemão por ter um vizinho com descendência africana, do oriente médio ou asiática, jogando na Seleção do seu país.
Na matéria do Público, tem um pertinente e bem colocado comentário que diz:
(Um grande político alemão explicou a diferença entre patriotismo e nacionalismo: “O patriota ama seu país, o nacionalista detesta gente de outros países”). Não podia ser melhor colocado.
------------------------------------------------
Nenhum comentário:
Postar um comentário