Visitantes Bem-Vindos na semana:

quarta-feira, 23 de julho de 2008

ASPECTOS DA ÉTICA

É nas camadas mais humildes da população dos grandes centros urbanos e suas periferias, onde os desajustes sociais , os desvios de conduta ética , os crimes de condutas exacerbadas , mais fàcilmente mostram suas faces. A Ética se impoem desde seus princípios mais primitivos.

Na Pobreza, o criminozo é vizível...fácil de ser identificado pelos "seus", todos o conhecem, sabem como age, sabem onde mora , onde frequenta, etc. A despeito das dificuldades iniciais da Polícia em alcançá-lo, o fato é que mais cêdo ou mais tarde êle é prezo.

Já nos estratos mais altos da pirâmide social, a própria Ética encontra dificuldades pra se auto-afirmar . Os Crimes são de outro nível de comportamento inda que o grau de violência contra a Sociedade seja por vezes monstruozo....como por exemplo , quando milhões de recursos financeiros do Centro do Sistema são destinados a resolver certo problema social de comunidades com milhares de indivíduos que vivem na mais absoluta mizéria , acabam sendo desviados pra uma meia dúzia de contas bancárias de alguns políticos e seus acólitos. A despeito das boas intenções do Centro do Sistema, o fato é que , os recursos liberados para determinado fim...não raramente , são desviados da Pobreza a que eram destinados para a manutenção de luxuosos ambientes e uns poucos que se locupletam na orgia às custas da mízéria e do sofrimento de milhares. E o Sistema dificilmente tem como controlar, ainda mais quando o País tem as dimensões continentais como o Brasil. O Crime é tipificado na Lei como " Mal Versação de Verba Pública", mas , as vezes fica impune por anos...ou quando é detectado, o criminozo , sendo político, tem prerrogativas legais do Cargo que acabam por protegê-lo.

O descrito acima é apenas uma das formas mais banais e grosseiras dos Crimes cometidos diàriamente por muitos da chamada "elite"política . As formas atuais de Apropriação Indevida de recursos gerados pelo Sistema , que em princípio deveriam reverter em favor da sociedade e acabam por terminar em saldos bancários dos que já tem muito, são de tal sofisticação que, também não raramente , (conseguem até mesmo mudar determinada Lei ) que por ventura lhes dificulte à Apropriação antes Indevida !

Assim, enquanto o Criminozo do Povão é penalizado com o rigor da Lei , mesmo que a maioria o mereça...o Criminozo da "Elite" consegue em certos casos até a subverter o têrmo Ética !

Nenhum comentário: