Visitantes Bem-Vindos na semana:

segunda-feira, 2 de julho de 2012

VEREADORES DE SAMPA X QUÓRUM FAJUTO!




VEREADORES DE SAMPA X QUÓRUM FAJUTO

Resumo do caso: Um funcionário antigo da Câmara de Vereadores de São Paulo, tido como de alta confiança por todos os vereadores, de posse das senhas dos vereadores, era incumbido de marcar no (Painel de Plenário), a presença dos vereadores, mesmo quando esses lá não estavam.  

A falta de um vereador acarreta um desconto de mais de R$400,00/dia de falta, em seu salário. Não são poucos os que apenas vão a Câmara apenas para registrar a presença.
Acontece que o funcionário responsável pelo registro da presença no Painel do Plenário, ao registrar a presença fictícia de inúmeros vereadores, de modo que o Painel registrava o número suficiente do “Quórum” necessário para a aprovação de projetos, mesmo com o Plenário vazio. A mídia já fala em 18 projetos que teriam sido aprovados segundo essas  circunstancias.

Fala-se até em local fora do Plenário, onde o Vereador tem a maquininha onde pode registrar a senha de sua presença.

Para além do avilte ético, do crime de lesa confiança, em face das expectativas do eleitor que depositou no voto ao Vereador como representante de sua vontade política; fica a terrível suspeita de crimes político-econômicos cometidos nas “votações” diante do Plenário vazio. Como ficam os projetos aprovados mediante tal artimanha??

Como é comum se ver na TV Câmara Federal e na TV Senado, quando o presidente da mesa pega maços de projetos, e se põe a ler o número respectivo, e a cada um, fala: Projeto número tal, de data tal. Os que estiverem de acordo pela aprovação continuem como se encontram: Aprovado.”... Quem aprovou, se o plenário estava vazio??

Outra coisa importante diante do escândalo que por enquanto nenhum jornalista falou: Há quanto tempo esse expediente de “quórum” fictício vinha sendo usado?? Há um ano, dois ou mais anos??

Agora pensemos um pouco: Se a Câmara dos Vereadores de Sampa , Cidade com um PIB invejável no continente e a mais rica do País, usa de tal expediente durante as seções, o que não deve acontecer nas milhares de Câmaras de Vereadores das pequenas cidades, dos municípios modestos dominados por oligarquias rurais, por este Brasil todo??


E a vida segue....
---------------------------------------------------------

Nenhum comentário: