Visitantes Bem-Vindos na semana:

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

CORREIO DA MANHÃ ESTAMPA....PÚBLICO.PT COMENTA..


Gabinete Coordenador de Segurança recusa comparações entre favelas brasileiras e realidade portuguesa

19.09.2008 - 12h31 PÚBLICO

Leonel Carvalho, responsável pelo Gabinete Coordenador de Segurança, considera que “não tem hipóteses de semelhança” a situação que se vive nas favelas brasileiras com a realidade portuguesa. O tenente-general comenta assim a notícia do Correio da Manhã de que centenas os jovens brasileiros terão criado um grupo na Margem Sul responsável por vários crimes naquela região.

O diário avança na edição de hoje que esses jovens, sem documentos mas com cadastro, criaram o Primeiro Comando de Portugal (PCP), que estará por trás de actos de violência, como o que vitimou um ourives de Setúbal. O PCP será um clone do Primeiro Comando da Capital, que promete trazer uma nova justiça, criado no Brasil nos anos 90.

Segundo o "Correio da Manhã", as autoridades estão preocupadas com esta nova realidade trazida por centenas de jovens que se instalaram no distrito de Setúbal, organizados e dispostos a recriar os guetos brasileiros.

Leonel de Carvalho desvaloriza a notícia. “Tem a ver com imaginação fértil, porque comparar a situação em Portugal com o que se vive nas favelas das grandes cidades brasileiras não tem hipóteses de semelhança”, defende em declarações à TSF.

Para o responsável do Gabinete Coordenador de Segurança, se “algum grupo de jovens quer formar um clube ou uma organização dessas será por brincadeira”, garantindo que “quer a GNR quer a PSP estão atentas à evolução da criminalidade juvenil”.







COMENTÁRIO A RESPEITO DO TEXTO ACIMA DO SITE, PUBLICO.PT :



Sr.Coordenador de Segurança é evidente que não temos o mesmo nível de criminalidade que o Brasil, mas por exemplo a cidade de S.Paulo tem 11 milhõres de habitantes, ou seja para quem sabe fazer contas, mais 1 milhão e qualquer coisa que Portugal Continental e Ilhas, portanto só por aqui não há comparação. Mas Exm. Senhor, estamos preocupados, porque á nossa dimensão os crimes aumentaram exponencialmente este ano, e pelos vistos, vão continuar se não pusermos um forte travão a estes bandos organizados, e já agora gostariamos de saber como entram estes jovens em Portugal com cadastro, se o fazem é porque a fiscalização ou é fraca, ou distraída.Há que recambear esta gente para o país de origem, aos que cometem crimes e tenham ascendência com quem coabitem, dá-se guia de marcha á família toda, porque os pais ou familiares directos devem ser responsabilizados pelos actos dos menores que têm a cargo.Este país tem leis, quem não quer viver repeitando essas mesmas leis, é devolvido á procedência.Acho que se as autoridades competentes, continuarem a assobiar para o lado, e não houver medidas que possam controlar a criminalidade, rapidamente o crime passa a fazer parte do quotidiano.



OUTRO COMENTÁRIO:

09.2008 - 15h12 - Jaroslav Bruckner, Karlovy Vary - CZ

Nunca vi tanto disparate! Se há responsáveis, são os portugueses que nunca souberam educar e dar oportunidades aos jovens e menos jovens estrangeiros. Mais! Nem sequer se dão oportunidades aos tugas! Agora a culpa é dos jovens brasileiros das favelas como se isto entrasse na cabeça de alguem minimamente inteligente. Se são jovens e já estão em Portugal (infelizmente), como é que puderam viver em favelas? Os tugas são mesmo racistas. Já culparam os chineses, africanos, ciganos e qualquer dia vão culpar os eslavos pelo atraso de portugal face às nações civilizadas e também o aumento do crime. Quando se sabe que os maiores criminosos em Portugal são os próprios tugas. Basta vir aqui todos os dias e ler as desgraças que ocorrem nesse país do sul da europa, Rapidamente se vê que o país está a saque pelos próprios tugas. Todo o tuga que se preze anda no gamanço. Por isso explora os imigrantes de uma forma escandalosa e não se ouve uma voz contra. Se há exploração e não há emprego nem se criam condições de vida a estes jovens, espera-se o que? Aqui, na Republica Checa,para tristeza minha, dá-se muitas oportunidades aos portugueses que por aqui chegam, mais do que aquilo que valem!

--------------------------------------------------------------



QUER DIZER QUE, JOVENS DO BRASIL ESTÃO INDO PARA PORTUGAL E LÁ JÁ TERIAM CRIADO O " PCP", " PRIMEIRO COMANDO DE PORTUGAL" (!!!).....QUE JOVENS BRASILEIROS SÃO ÊSSES QUE CONSEGUEM CHEGAR A PORTUGAL , ÀS CENTENAS , E FUNDAREM UM GRUPO CRIMINOSO ORGANIZADO????....TÁ FÁCIL ASSIM CHEGAR EM PORTUGAL????....



EU, QUE TANTO GOSTARIA DE CONHECER PORTUGAL, TERRA DA MINHA SAUDOZA MÃE ....JÁ COMEÇO A PENSAR QUE O SONHO DE CONHECER A PÁTRIA DE CAMÕES, DE GUILHERME DE ALMEIDA, DE PESSOA, E DE TANTOS OUTROS.....SEI LÁ...SERÁ QUE NÃO DEVO LAMENTAR MAIS O FATO DE NÃO PODER VISITAR PORTUGAL POR FALTA DE DINHEIRO PRA TANTO ???

Nenhum comentário: