Visitantes Bem-Vindos na semana:

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

"TÍTULO DE ELEITOR"? PRÁ QUE??

--------------------------------------------------------------------

Pois é, filminhos publicitários foram feitos a explicarem a necessidade do uso de dois documentos para votar, o Título de Eleitor e mais um outro documento com foto, para que ficasse provada a titularidade do Título pelo eleitor. Musiquinha foi composta para tocar “trocentas” vezes nas rádios.
Peça humorística publicitária foi montada com uma mulher com sotaque nordestino recebendo um telefonema de um cara que se dizia seu namorado, etc., para ser levada nas rádios, também “trocentas” vezes.

E isso porque o Título de Eleitor não tem foto. Porque o T.E. não tem foto, ninguém sabe. Já cheguei a votar só com o Título de Eleitor, sem o mesário me exigir nenhum comprovante de que aquele documento que eu apresentava era meu de fato. Lembro-me de ter-me perguntado: Como ele sabia que o Título era meu?

Hoje, os doutos do TSE resolveram em uma reunião a toque de caixa, que o pedaço de papel com um número a ser conferido com o que tem na zona eleitoral do eleitor; (a ser digitado antes do eleitor votar o que em tese fica provado que aquele número precede a votação em seguida); o Título de Eleitor, não é necessário no dia da votação.
Por 8 x 2 os magistrados do TSE chegaram a conclusão que não há necessidade do eleitor apresentar o Título, bastando que apresente um documento com foto.

A verdade é que o Título de Eleitor tem importância apenas para o TSE, para saber a quantidade e a mobilidade do eleitorado de determinada região e do país como um todo, tendo em vista a justificativa dos eleitores em trânsito. Fora isso é um pedaço de papel a mais que o cidadão tem de guardar a título de “documento”.

Aliás, o “Título de Eleitor” sozinho não vale nada, pois não tem a foto do portador.

Vale lembrar que a obrigatoriedade do Voto só é eficaz perante as penas que o eleitor sofre com sua ausência não justificada por duas eleições.

Se o Voto não fosse obrigatório, muitos candidatos teriam de laçar até mesmo seus parentes para leva-los as urnas e eles ainda assim, iriam insatisfeitos.

De resto, se o Cara ao chegar na sua zona eleitoral, mostrar um documento com foto, ficar comprovado que seu nome consta na lista dos eleitores locais, porque ele não pode votar???...Porque não tem o "Título de Eleitor"??...Francamente;...

-------------------------------------------------------

Nenhum comentário: