Visitantes Bem-Vindos na semana:

domingo, 7 de agosto de 2011

Noche violenta en Tottenham

http://english.aljazeera.net/news/europe/2011/08/201187172316764387.html



----------------------------------------------------------------------

08/-8/11

SEGUNDA NOITE DE DISTÚRBIOS EM LONDRES

http://english.aljazeera.net/news/europe/2011/08/201187172316764387.html

"Os distúrbios que resultaram veio em meio a uma economia britânica lutando através de um profundo corte de gastos públicos, aumento de impostos eo aumento do desemprego.

Tottenham tem um grande número de minorias étnicas e inclui áreas com as maiores taxas de desemprego, em Londres. Ele também tem uma história de tensão racial entre os habitantes locais representando o comportamento da polícia, incluindo o uso de parar e poderes de busca."

Pois é..e a comédia continua...


07/08/11

Grandes distúrbios no bairro de Tottenham, norte de Londres, começaram na noite de ontem.

http://www.guardian.co.uk/uk/blog/2011/aug/07/tottenham-riots-police-duggan-live com fotos e vídeos.

Comissão Independentes de Queixas contra a Polícia na Inglaterra– (IPCC) sigla em ingles.

O fato é que a polícia londrina matou um homem na quinta feira passada, Mark Dugan, de descendência afro, pai de 4 filhos, muito popular no bairro multi-étnico de Tottenham, um bairro pobre de população étnica heterogênea, com brasileiros, japoneses, africanos, indianos, etc. População em torno de 12.000 habitantes, 50% ocidentais brancos e 50% de etnias variadas, maioria cristã, com 2.000 muçulmanos.

Quanto a Mark Dugan, consta que era um traficante de drogas, que andava armado e que numa blitz teria pegado um táxi, mas continuou a ser perseguido e teria trocado tiros com a polícia, atirado no peito de um policial que se salvou por estar com seu rádio que teria parado a bala.
Na maioria dos sites jornalísticos ingleses, franceses e português, não é citado a condição de Mark ser um negro de 29 anos.

Os distúrbios em Tottenham, norte de Londres, foram motivados pelos mesmos sinais de outros distúrbios em bairros pobres de outros países: falta de cultura, de emprego, falta de dinheiro para o consumo de coisas expostas em vitrines e anunciadas a exaustão nos meios de comunicação, falta de perspectiva, o crime como uma alternativa a curto prazo, e por fim a consciência do jovem de que está cercado de riqueza, mas que nada lhe pertence. Um bairro pobre num país rico.
Tal é a explicação para os saques as lojas, costumeiros nesses distúrbios, pela turba de jovens adolescentes de ambos os sexos.
De modo geral, nas periferias pobres dos grandes centros urbanos do mundo ocidental cristão capitalista, as comunidades vão levando suas vidas como podem, com o clima psíquico coletivo em fogo brando, até que algum fato contundente se torne a gota d’água no copo cheio e transborde em múltiplas ações coletivas. Na histeria coletiva, para além das ações serem ilegais, não só a raiva da existência “submissa” e carente é extravasada como também aproveita-se a ocasião para a obtenção de bens de consumo restringido pela falta de dinheiro. Até quem nunca roubou acaba por participar do saque a um grande magazine quem só teve acesso ao visual de suas vitrines.

Por outro lado, como o motivo da revolta no bairro teve origem na quinta feira passada, não é de duvidar que certos manifestantes já vieram na passeata de protesto de cunho pacífico, ao menos no seu início, devidamente preparados para promover o caos, haja visto as bombas de gasolina e outros artefatos que não são produzidos na hora. Muitos dos manifestantes estavam armados de porretes e tacos de beisebol.

O fato é Tottenham é um bairro que já teve conflitos de violência, tráfico de drogas, prostituição e demais mazelas de uma periferia pobre dos populosos centros urbanos dos grandes países europeus.



No link abaixo temos um vídeo com a foto do que parece ser Mark Dugan:
http://www.bbc.co.uk/news/uk-england-london-14423942

De resto, as autoridades londrinas não esqueceram de demonstrar as indignações de praxe nestas ocasiões e prometeram justas investigações por parte da “Comissão Independentes de Queixas contra a Polícia na Inglaterra” – (IPCC) sigla em ingles.

Pessoalmente acho que apesar das cenas contundentes dos prédios em fogo e dos saques as lojas no bairro pobre, não acredito que grandes mudanças vão ocorrer. Trata-se de um incidente de histeria coletiva alimentado por marginais em um bairro pobre do norte de Londres, que nem consta do trajeto turístico inglês. Qual turista vai a Londres e se dá ao trabalho de conhecer Tottenham? Segundo dizem, 1% se dão a curiosidade.

Qual a porcentagem de turistas estrangeiros em São Paulo que por acaso se dá ao trabalho de conhecer o bairro Capão Redondo na zona sul de Sampa? (rsss) E olha que o Capão, (falo com conhecimento de quem já morou vizinho), faz tempo que deixou de ser o bairro violento que era. Hoje é um bairro popular normal. Graças!

-------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário: