Visitantes Bem-Vindos na semana:

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

MOCIDADE É CAMPEÃ, COM TUMULTO E INCÊNDIO





21/02/12 – TUMULTO NA APURAÇÃO DE HOJE

Os Desfiles das Escolas de Samba não podem ser considerados como um Campeonato de futebol.

Num campeonato de futebol, o time perde hoje, mas ganha amanhã, de modo que num “Brasileirão”, temos meses de jogos de ida e volta.

Aparte as imensas cifras de dinheiro envolvidas, o fato é que um bom time tem muito tempo para se recuperar de perdas eventuais, assim como tem time que sabe desde o início do campeonato que não terminará nem entre os três melhores. Além do que, cada time tem muitos campeonatos durante todo um ano.

De modo que querer colocar os Desfiles das Escolas de Samba das categorias principais no mesmo nível de um Campeonato de Futebol estadual, é a meu ver, de um simplismo imperdoável.
Uma Escola de Samba é fruto de uma ou mais comunidades, de milhares de colaboradores, alguns eventuais, outros presentes na Escola durante todo o ano.

Pouco sei dos financiamentos das escolas de Samba, mas como qualquer cidadão, sei que tem Escolas com bons financiamentos privados, outras nem tanto, outras com apoios duvidosos, outras ainda com pouco mais que o apoio do governo, e por aí afora. Este é um assunto complicado: tem escola que já foi acusada de receber vultosa verba de consulado de país que a Escola "resolveu" cantar a história na Avenida; já vi notícias de que existem Escolas que recebem “boas” verbas extras só para cantar a história de algum Estado do país;  este ano por exemplo, tem uma grande Escola do Rio de Janeiro que resolveu “inovar” no tema – (provavelmente em face da verba de uma empresa de produtos lácteos ) - veio cantando o “Iogurte”. (rsss).

O fato é que de um modo geral, todas se dedicam durante todo o ano, para que no dia do desfile, cada uma possa brilhar com o esplendor de suas fantasias e carros alegóricos, levantar a imensa plateia com o samba enredo e o desempenho da bateria e ganhar enfim, o tão almejado primeiro prêmio, que deixará orgulhosa toda a sua comunidade, ou pelo menos, contente com a melhor colocação que o ano passado.

São em média de 2 a 5 mil pessoas em cada Escola no palco do Sambódromo ou da Av. Sapucaí, onde cada componente procura com muito amor e dedicação, desempenhar o melhor de si no desfile que dura tão somente, (1,20’hora), no máximo!!
É pouco tempo para que todo um trabalho que inclui:

A confecção de milhares de variadas fantasias; a criação de pelo menos uns cinco carros alegóricos com criatividade e beleza; o desempenho da criativa e bem treinada comissão de frente sob a supervisão do exigente coreógrafo; o desempenho do coração da Escola, a Bateria; a disputa acirrada de poetas na escolha do bom samba enredo; o treinamento dos componentes da Escola em concorridos ensaios; o gerenciamento da harmonia durante o desfile; o desempenho da porta-bandeira e seu mestre sala; e outros itens importantes que não me vem a mente agora.

Toda essa introdução, apesar de conhecida por todos se faz necessário para se lembrar a dimensão social-emotiva do que será julgado mais tarde, é só para explicar que, o tumulto que hoje acabou por encerrar a apuração dos votos, perto do final, do desfile das Escolas do grupo especial de São Paulo, antes de ter terminado as apurações; fato inédito no carnaval de Sampa; não pode ser tratado com histeria a ponto de expulsar as duas Escolas acusadas de ter iniciado o tumulto durante a leitura e contagem dos votos; como já bradou um preconceituoso e elitista âncora de TV de São Paulo. 

Segundo as imagens que vi ao vivo durante a transmissão da apuração hoje a tarde, um integrante da “Escola de Samba Império da Casa Verde” invadiu o espaço onde componentes da mesa de apuração liam e contavam os votos dados pelos  jurados, arrebatou vários envelopes com votos da mesa e saiu rasgando todos e acabou fugindo, sendo preso mais tarde.

O cara foi o início de todo um grande tumulto, que acabou com cadeiras voando, invasão do espaço dos jurados por vários representantes de outras Escolas, tendo até um dos troféus sendo chutado para a avenida do sambódromo.

Também foi preso um jovem, integrante da torcida da “Escola de Samba Gaviões da Fiel”, que também colaborou para a grande confusão instalada.

O tumulto foi grande e houve até um incêndio em um dos carros da “Pérola Negra” no estacionamento onde estão vários carros de outras Escolas.

Motivos do tumulto: 


Houve este ano uma seleção mediante um concurso público -  (??) para os jurados, que teria desagradado muitos diretores das escolas de samba. Antes da apuração houve uma reunião entre todos os presidentes das escolas de samba, o que não é normal, para discutir uma mudança de dois jurados sem que os presidentes das escolas tivessem sido comunicados. (Houve um comunicado por email, na segunda feira a noite, mas que nenhum presidente ou diretor ficou sabendo por estarem preocupado com os desfiles).

Os presidentes pediram que as notas dos dois novos jurados não fossem computadas, mas o pedido não foi aceito pela presidência da Associação das Escolas de Samba de São Paulo.

Teria ficado acertado então que nenhuma escola iria cair, mas depois se ficou sabendo que as duas últimas escolas seriam rebaixadas.

Dá pra se ver o clima que ficou instalado entre os presidentes, diretores e demais integrantes durante a apuração.

Não assisti todo o desfile das escolas de samba de São Paulo como também não consegui assistir as do Rio de Janeiro. Motivo pessoal que faço questão de registrar aqui:
As matracas insaciáveis dos âncoras da Globo e seus comentaristas e repórteres na pista, me proibiram de ver o desfile bem como de ouvir o samba em paz, de tanto que falavam!! Com exceção de parentes próximos dos componentes das Escolas, creio mesmo que é impossível algum telespectador ficar tentando ver os desfiles e ouvir as arengas intermináveis dos responsáveis pela transmissão, que se revezam, sem deixar que o telespectador possa ao menos assistir o desfile em paz por três minutos!! É como se suas arengas, algumas de uma obviedade ou de uma impertinência irritante, fossem mais importante que o Maior Espetáculo ao Vivo no Planeta?? Exceção quando aparece a letra do samba enredo.
Mas, mal termina a exposição das legendas, surge à voz de alguma matraca insaciável. É como se suas arengas; (eu querendo ouvir o samba e ver o desfile);  algumas de uma obviedade ou de uma impertinência que vai irritando aos poucos, fossem mais importante que o Maior Espetáculo ao Vivo no Planeta??

Após esse desabafo volto ao assunto dos motivos que acabaram por tumultuar e encerrar as apurações em sua reta final.

Outro assunto que foi falado nas entrevistas da Globo; (não sei porque só a Globo cobriu a apuração? Será que até a apuração é de propriedade da Emissora??); foi o das sucessivas notas 10 pra todos os quesitos da Escola da Mocidade Alegre, mesmo quando em certos quesitos não merecia; enquanto a Gaviões da Fiel recebia de um jurado no quesito samba enredo, a nota 8.9, o que mandou a escola para o 8º lugar na tabela.

Acontece que tendo ido dormir e acordado no meio da madrugada, acabei ligando a TV e me dei com o desfile da Gaviões da Fiel e acabei assistindo quase todo.

Acontece que uma das coisas que mais gostei do desfile da Gaviões, foi justamente o samba enredo, que exaltava com maestria e poesia, a “epopeia” de um menino retirante do sertão nordestino, vindo para São Paulo, onde foi operário, sindicalista e chegou ao cargo máximo da nação sem um único diploma, tendo sido reeleito com uma expressiva maioria de votos, jamais vista na história política do país. Entregou a presidência após o segundo mandato, conforme a lei, com uma porcentagem de ótimo presidente acima dos 65%.

Foi mesmo muita surpresa para todos, a baixa nota dada pelo jurado,  justamente no samba enredo?? Que em vez do 10, o jurado tivesse dado um 9.9, um 9.8 até mesmo um 9.7, se entenderia. Mas não, sabe-se lá porque, o fato é que o jurado tirou mais de dez décimos da Gaviões na tabela. Será que o jurado era um anti-Lula radical? Era esse jurado um dos dois substitutos??  Muito ainda vai ser falado sobre o caso.


Enquanto isso, a Mocidade ia faturando 10 de todos os jurados em vários quesitos, com sua integrante do grupo que conferia as notas da Escola, de olhos fechados, "rezando", cheia de patuás na mão; (em uma festa totalmente pagã); sendo focalizada a exaustão pela TV. Comédia ridícula.  

No entanto, quero aqui deixar claro que não aprovei a forma como começou o tumulto nem o seu desenrolar. É Carnaval, não uma disputa de final de campeonato, em que muitas vezes o juiz é o culpado pela pancadaria entre as torcidas de fanáticos cheios de energia. Por mais revoltante que tenha sido a apuração de certos quesitos de algumas das escolas, que se arrumasse uma condição legal para se anular a apuração e não apelar para a violência. As duas Escolas que começaram o tumulto deviam ser rebaixadas. 


Por outro lado, tem uma questão que deve ser melhor avaliada, a das Escolas de Samba oriundas de fanáticas Torcidas de futebol. Será que é bom para o Carnaval misturar Escola de Samba com torcidas "organizadas"?? No Rio as torcidas não apitam nas Escolas de Samba e na escola tem torcedores de vários times, lá o que manda é comunidade!

Enfim, é lamentável, mas de agora em diante a Polícia deverá ter um esquema de segurança para os componentes da mesa garantir toda a apuração e proclamar o vencedor; como se todos os presentes fossem bandidos travestidos de carnavalescos.

De resto, acabo de ver que a Mocidade Alegre foi declarada Campeã do Carnaval de São Paulo 2012, tendo a Rosas de Ouro ficado em segundo lugar, a Vai Vai em terceiro, a Mancha Verde em quarto e Vila Maria com o quinto lugar.

Foram rebaixadas para o grupo de acesso a Pérola Negra e a Camisa Verde e Branco.

Subiram para o grupo especial a Nenê da Vila Matilde e  Acadêmicos do Tatuapé.

E a comédia continua.

Nenhum comentário: