Visitantes Bem-Vindos na semana:

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

JOVEM BOLIVIANO DE 14 ANOS É MORTO NA "LIBERTADORES"




                                          O jovem "Kevin Beltran Espada" 14 anos
                               morto por um rojão atirado por um 
                                 integrante da torcida corintiana. 


JOVEM DE 14ANOS É MORTO NA “LIBERTADORES”
21/02/13
“Kevin Beltran Espada”, um jovem de 14 anos, tinha vinda da cidade de Cochabamba para  “Oruro” – capital do departamento de Oruro – Bolívia – a fim de ver o importante jogo do seu time que tanto gosta, San José, que enfrentaria o Corinthians pela “Libertadores da América”, o mais importante Campeonato de Futebol nas Américas.

“Kevim Beltran Espada”, 14 anos, teve sua vida ceifada por um rojão atirado por algum integrante da torcida corintiana. Há quem fale que tinha sido um sinalizador de navio (?), há quem fale que era mesmo um rojão, já que um sinalizador não teria o poder de matar.  Há também quem questione mesmo a possibilidade de rojão, que um rojão não tem o poder de matar alguém. Porém aconteceu de fato:

“Se trata de Kevin Douglas Beltrán Espada, que falleció cuando era trasladado a un hospital tras impactar en su ojo derecho un petardo que lanzaron hinchas del Corinthians para celebrar el gol anotado por su equipo en el encuentro que se disputaba en el estadio Jesús Bermúdez, de la ciudad andina de Oruro.
"Ha habido pérdida de masa encefálica debido al proyectil, un tubo de plástico, que penetró hasta la cavidad craneal, entonces, la muerte ha sido inmediata", indicó el médico José María Vargas, según la agencia estatal boliviana.”   http://www.elpotosi.net/2013/02/21/35.php

Muito já foi falado sobre a presença das torcidas “organizadas” no Estádio, mas elas continuam frequentando os jogos e dando mesmo, um brilho ao espetáculo esportivo; quando não dão o triste e revoltante exemplo de violência mediante combates mortais com torcedores adversários.

É preciso saber separar o torcedor que gosta do seu Time, dos fanáticos das “Torcidas Organizadas”.

O torcedor normal, é um torcedor que (entre outras coisas importantes em sua vida), está em ver seu Time em campo.

Já o torcedor da “Torcida Organizada”, com as devidas exceções, vive em função de pertencer a “Torcida Organizada” do seu time. Pertence a ela. Não é de duvidar que muitos nem tenham outra ocupação em sua pobre existência senão a de ser um integrante da sua “gloriosa” torcida. Nela ele encontra abrigo existencial, amizade, companheirismo, reconhecimento da sua dedicação, etc. 

Esse sentimento de pertencente que norteia a existência do indivíduo fanático de “Torcida Organizada”, acaba por torna-lo um “soldado” da torcida, que a todo momento possível, não hesita em demonstrar seu amor e dedicação ao (grupo) ao qual pertence e ao símbolo que adora sobre todas as coisas. E não raro, no afã de extravasar sua condição de fanático torcedor, comete besteiras e insanidades como a que matou o jovem boliviano.

Segundo consta, o estúpido torcedor teria acendido o rojão na horizontal e não mirando para o alto, disparando o rojão entre sua própria torcida, que passou perto dos caras que estavam com instrumentos de percussão, atingindo o rosto do jovem “Kevin”. 

Em tempo, lembro aqui um exemplo da aberração comportamental de certos torcedores fanáticos e violentos de Sampa, veiculada inclusive na TV; trata-se de um registro no Facebook de um diálogo em que um integrante de uma torcida convocava a torcida rival para uma briga, dizia a "figura": "Voceis mataram um dos nossos, queremos revanche". (???)

Pode até ser que tenha, mas é difícil pensar um diretor de uma média empresa, um profissional liberal, um publicitário, um professor, mesmo um humilde operário devidamente empregado, ser um integrante dessas “Torcidas Organizadas”. Salvo talvez nas direções dessas torcidas, as quais inclusive gozam de boas convivências com políticos de vários partidos.  

Consta que parte da Diretoria do Corinthians que se encontrava em um camarote, teve de sair sobre escolta da polícia, pois estavam sofrendo graves hostilizações verbais: “Assassinos!! Assassinos!!...

Até agora, a CONMEBOL, organizadora do Torneio, sequer deu uma nota sobre a tragédia. Há quem diga que a CONMEBOL não vai fazer nada, salvo punir o Corinthians com um ou dois jogos, mas dificilmente vai tirar o time da competição. Lamentável.
Até agora, só a “Bridgestone” deu uma nota de pesar pelo acontecido.  

De resto, 12 integrantes da “Torcida Organizada” do Corinthians estão presos na delegacia de Oruro e proibidos de sair do país.  
Dizem que o Corinthians teria levado milhares de torcedores para o Estádio “Jesús Bermudez”; na verdade não passou de uns 800 torcedores;  que por causa de umas poucas bestas humanas, tiveram de aturar o enorme coro dos milhares de bolivianos: “Assassinos! Assassinos!!...”.

A todos os bolivianos, em especial aos parentes e amigos de “Kevin Douglas Betran Espada”, em meu nome e de todos os brasileiros com uma dúzia de neurônios funcionando: Sinceros sentimentos de pesar pela tragédia que ceifou a vida do ente querido. 

QUE SEJA PROIBIDO DE UMA VEZ POR TODAS, TODO TIPO DE ROJÃO EM ESTÁDIOS DE FUTEBOL!!
-----------------------------------------------------------


Nenhum comentário: