Visitantes Bem-Vindos na semana:

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

FUNCIONÁRIO X LUCRO

As demissões estão acontecendo. A Mídia alerta: mais de 130 mil desempregados de Dezembro prá cá !
Mas, o Empresário com espaço na Folha de S. Paulo, 27/01/09, “Benjamin Steinbruch”, assina um artigo: “ Economia não elimina vagas por maldade” :

“ Em momentos de críticos como agora, a economia passa a eliminar empregos por razões objetivas, não por maldade dos empregadores.
Empregos não se criam com gritos e passeatas. O pior que poderia acorrer neste momento seria a exacerbação de conflitos. Cada parte tem de assumir suas responsabilidades.”

O fato é que o “EMPREGO” não é visto pelo “Capital”, como um Direito Assegurado na Constituição! O funcionário, quando em meio a um abalo nas estruturas do Sistema, é o primeiro a ser atingido. Legiões de desempregados já estão na “Rua do desemprego”.

De nada adiantou a isenção de impostos para as Grandes Empresas, nem os bilhões colocados à disposição de mega-empresários. Tão pouco a dinheirama ofertada em créditos às Empresas com a única condição: a de que poupassem seus funcionários das demissões em massa.

Mas qual o que, logo apareceram “especialistas” em economia alertando quanto à tentativa de ingerência política em área indevida....não é fácil. A manutenção da margem de lucro x Funcionário é uma briga que sempre tem o mesmo vencedor: o Lucro!

Mais de 130.000 desempregados de Novembro até hoje!! Quando essas pessoas terão o emprego de volta ou algum emprego? Em quais condições? Um Funcionário de 5 de Empresa se vê desempregado de uma hora pra outra. Que vai fazer da sua vida?.. se dedicar ao artesanato...ou como dizem uns cínicos visionários, curtirem a “cultura do ócio”??? Francamente.

Um Funcionário desempregado, leva pra casa uns 40% de FGTS, 13° salário, aviso prévio e uns 6 meses de “Salário Desemprego”, correspondente a 70% do que recebia, pagos pelo Governo. Ou seja, durante meio ano o Ex-Funcionário vai se agüentando. E depois....?

O interessante é que o “ Capital”; -falo aqui dos grandes Empresários-; parece não estar nem aí para o fato de que toda essa legião de ex-funcionários, ou boa parte dela, não estarão já em curto prazo, em condições de serem consumidores dos produtos e bens que suas Indústrias estão e vão continuar a colocar no Mercado !

Não adianta a grita contra os impostos, os quais reconheço que são muitos mas, se o Cidadão não estiver trabalhando, não vai ter dinheiro pra comprar nem sem imposto algum! Aliás, vivem jogando os Altos Preços na culpa do Governo pela cascata de impostos, que reconheço como um fato cruel. Mas é verdade também que, muitos dos que clamam contra os Impostos, não os pagam! Sonegam tudo que podem e renomados escritórios de assessoria financeira se dedicam a “arte da sonegação”.

Abaixar os níveis de lucro barateando os preços, nem pensar! Gostam também de colocar seus “lobistas” a vociferarem na mídia contra os gastos do Governo; como se os Presidentes das Grandes Empresas, seus Altos Executivos, seus Diretores e assessores e suas famílias, levassem uma existência espartana!!
As imensas cifras de turismo no Exterior demonstram o contrário!

Sinceramente, espero do grande empresariado brasileiro um mínimo de sabedoria e não aumente a legião de pais de famílias já colocados na Rua....

Nenhum comentário: