Visitantes Bem-Vindos na semana:

segunda-feira, 12 de julho de 2010

FOI-SE A "COPA DA ÁFRICA DO SUL - 2010!


------------------------------------------------------------------------------------



-------------------------------------------------------------------------------------



Foram-se as “Vuvuzelas”, as torcidas com as cores de cada país nos grandes Estádios, as disputas nos campos, os closes das jogadas, as caretas dos jogadores, o desespero dos fãs, alegrias de uns e a tristezas de outros.

Jogos espetáculos, transmitidos para mais de cem países instantaneamente.
Bilhões de pessoas vendo a trajetória da “Jabulani” nas telinhas mundo a fora.

Por dias seguidos liguei a TV e o som das abelhas lá estava, como a dizer: “O bicho ta pegando lá na África”!

Outras vezes, era o som dos tambores ancestrais da magistral composição “Waving Flag” do compositor somali “K’Anaan”, num arranjo musical fenomenal!

Vou sentir saudades da “Copa da Africa do Sul 2010”, até por ser a primeira Copa do Mundo, que pude assistir com tempo e afinco no conhecimento das informações. Foram dias de conhecimento de imagens, vídeos e cenas de países que não passam na TV, de relatos e textos importantes.
Dos contrastes da realidade de um país pobre, face a suntuosidade de um espetáculo esportivo com dimensões muito além das humildes condições da maioria da população da África do Sul.

Aliás, agora que começa a expectativa da “Copa Brasil 2014” recomendo a quem possa interessar, a leitura de dois texto da “Daniela Pinheiro” da “Revista Piauí”: “Diamantes Negros” sobre a nova elite negra da África do Sul e “Copa de Cabo a Rio”, alguns esclarecimentos importantes sobre como funciona a FIFA e a CBF.
Textos muito elucidativos sobre as expectativas quanto à realização de uma Copa do Mundo e suas imposições elitistas e de altíssimos custos para o país anfitrião.

De resto, liguei a TV e em vez das vuvuzelas, apareceram as mesmices das programações habituais.

Vou sentir saudades da Copa da África do Sul 1010!

------------------------------------

Nenhum comentário: