Visitantes Bem-Vindos na semana:

terça-feira, 5 de abril de 2011

BRASIL, PAÍS PACÍFICO?

-------------------------------------------------------------------


(foto normal de um acidente em nossas ruas, só pra ilustrar a matéria.)

BRASIL UM PAÍS PACÍFICO??
04/04/11

Um juíz de Direito de Fortaleza na madrugada de hoje, bêbado, dirigindo em alta velocidade, bateu o carro num motoqueiro arrastando-o por mais de 100metros. O motoqueiro morreu.
O juíz foi levado a delegacia mais próxima, mas liberado logo a seguir devido sua condição de juíz.
O Tribunal de Justiça do estado do Ceará lamentou o episódio e disse em nota, que serão tomados os procedimentos legais cabíveis no caso.

Pergunta: Que tipo de punição será dada ao juíz bebum? Vão colocar o meritíssimo em cana? “Sua excelência” nem detido ficou?!

A uns 3 anos atrás, um outro juíz atropelou e matou um “mendigo” que puxava uma carroça cheia de papelão na avenida da aprazível orla carioca de Ipanema. Na época, a palavra mendigo na notícia, constava sem as aspas; o catador de papelão não tinha o status de funcionário de reciclagem que tem hoje. Segundo ficou constado, a mulher e mãe do filho da vítima, receberia um salário mínimo por mês a ser pago pelo juíz. Algo em torno de 5% do que recebia o juíz mensalmente.

Um vereador do Sul do país, bêbado, “travado”; como ficou demonstrado pelas câmeras de segurança do restaurante de onde tinha saído; dirigindo seu carro em alta velocidade, teria perdido a direção e batido em 4 pessoas num ponto de ônibus. As quatro pessoas morreram no local.
Como se tratava de um Vereador, sem precedentes criminais e com residência fixa, responde o processo em liberdade até hoje.
A família do “nobre” vereador, ainda teve o desplante de colocar um out-dor na cidade onde dizia mais ou menos o seguinte: “A família do Vereador “Fulano de Tal” em face das circunstancias difíceis que atravessa agradece as demonstrações de apoio de parentes e amigos”.

São inúmeros os exemplos de vítimas fatais, mutiladas, paraplégicos, lesões neurais,etc, causadas por motoristas bêbados e armados de um automóvel, que são indenizadas com irrisórias quantias mensais, numa dupla penalidade para a família da vítima; enquanto os réus, com bons sobrenomes e bons status sociais continuam levando suas vidas, tranqüilos, impunes.

Já tem mais de década que se fala que no Brasil o automóvel virou arma mortífera. Fora do seu bólido, o indivíduo é um pacato e simpático cidadão, cumpridor dos seus deveres. Dentro da sua “máquina”, transforma-se numa besta-fera revestida de ferro, o senhor das ruas, o “az” do volante, o intrépido violador das leis. Em vez de proprietário de um automóvel, vira um possuído pela “máquina”.
Só na capital de São Paulo, roda de segunda a sexta-feira, 4.5Milhões de carros, fora caminhões, ônibus, motos e bicicletas. A tendência é aumentar o número de todos os veículos.

Os números de acidentes de trânsito no Brasil impressionam o mundo: Número de vítimas fatais no transito brasileiro: 40.000 óbitos/2009. A metade na faixa dos 16 aos 25 anos. Só de óbitos.

HOMICÍDIOS NO BRASIL

Segundo estatísticas de institutos sérios no país, o número de homicídios no Brasil está em cerca de 50Mil/Ano!
Segundo os estudos, 25% são da faixa etária de 15 a 25 anos.
Mais da metade são de negros e mulatos.

Segundo a publicação “Impactos da Violência na Saúde”, Ed. EAD, somos o 6º país no planeta com maior índice de homicídios e, o 5º país com óbitos na adolescência.

Devemos levar em conta que todos os números contém falhas, já que existem homicídios não registrados. Devemos lembrar também que a maior porcentagem desses números são de origem popular e nas grandes capitais do Brasil.

BRASIL, UM PAÍS PACÍFICO?

Agora, se somarmos os números de óbitos por acidente de trânsito com o de homicídios, chegamos a impressionante cifra de 90Mil óbitos/Ano.
Temos tido uma guerra do Iraque TODO ano; (ainda que não se saiba o número total de iraquianos mortos com a invasão); e isso nos últimos cinco anos no país.

O Brasil é um país pacífico?

Estamos acostumados a ouvir nos discursos políticos, que o Brasil é um país pacífico, um povo com índole pacífica.

Ora, o Estado brasileiro não está em guerra com nenhum país desde o conflito com o Paraguai e, graças aos Céus, se dá bem com todos os seus vizinhos há mais de séculos. Neste contexto, o Brasil é um país pacífico.

Mas, se nos voltarmos para o interior de nossa sociedade, do nosso povo, com todo caldeirão de raças e credos que é o Brasil, a realidade é muito diferente e em nada se aproxima da tão apregoada “índole pacífica”. Ainda que possamos ser muito hospitaleiros com turistas nas praias e nossa alegria de ser os contagie.

Nós os brasileiros, nos indignamos com os exageros de leis em outros países, falamos fácil contra hábitos e costumes que não conhecemos e quando são violentos ou injustos. Como se não tivéssemos nossas mazelas sociais, que todos os dias proliferam nos programas de reportagens policiais na TV, a escandalizar o mundo e a maltratar o que resta, (se ainda resta), de nossa sensibilidade humanista.
Entre nós tem quem mate por um mísero maço de cigarros, por quem se transforma e mata o vizinho só por vê-lo colocar o lixo na sua lixeira, e outros motivos tão absurdos quanto a falácia da índole pacífica do brasileiro.
“Estão matando só pra ver que lado cai o corpo”, é o que não cansa de repetir um famoso âncora do jornalismo policial televisivo; que com a justificativa de prestar um serviço de informação a população, só faz banalizar o exacerbado clima de violência urbana nas periferias populares dos grandes centros do país.

Me lembrei do recente caso em que um cara saía junto com sua namorada de um bar no badalado bairro da Vila Madalena em Sampa, quando dois universitários em uma mesa na calçada, fizeram um gracejo qualquer em relação a namorada do sujeito.
O cara levou a namorada na casa dela e foi para a sua. Se armou de um revolver, voltou ao bar e matou os dois universitários que ainda estavam na mesa. “Pacífico” o brasileiro?

Já diz a piada onde gozamos nosso próprio povo:
Um anjo comenta com Deus:
“ Oh! Senhor, a todos os outros países deste calamidades naturais, peste e guerra, e a este país, o Brasil, só belezas naturais, fartura de água e bom clima”.
Respondeu Deus: “É, mas hás de ver o povinho que coloquei lá”.

Ta na hora de nós TODOS, povo e autoridades, para além de assistirmos passivamente frente à TV as barbaridades que cometemos uns contra os outros, nos educarmos, aprender a conversar, conscientizarmos do que estamos fazendo com o nosso cotidiano. Não somos coadjuvantes dos filmecos de ação, lixo comportamental que Holyood produz e nossa TV compra.

A VIOLÊNCIA FAZ MAL A SAÚDE.

-------------------------------------------------

Nenhum comentário: