Visitantes Bem-Vindos na semana:

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

STA. MARIA, A TRAGÉDIA DE UMA SÓ PORTA.







28/01/13
O mundo não tem culpa de eu morar sozinho e em paz, pagando minhas contas, sem nunca ter roubado uma bolacha de um super-mercado ou ter feito mal a alguém deliberadamente.
O mundo não tem culpa de eu ter passado o domingo em casa e perdido horas, perplexo frente a um aparelho de Televisão, vendo cenas horríveis de pessoas em desespero, de corpos estirados na rua como se fôssemos um país em guerra.

Mas caramba, ligar o rádio nesta manhã, e ouvir um exacerbador de mazelas sociais, que só por ter acesso a um microfone para milhões de ouvintes incautos, se acha no direito de esbravejar suas arengas na pretensa catarse da impotência de milhões de pessoas traumatizadas pela tragédia em Sta Maria, convenhamos que não é uma forma agradável de começar a semana.

Arenga 1 - :“Uma tragédia como aquela não tem uma única origem, mas sim uma sucessão de pequenas origens”....Sim, de fato o resultado monstruoso do acontecido teve uma sucessão de origens: O uso de artefato pirotécnico em local indevido – (o teto do estabelecimento de pé-direito baixo); seguranças do estabelecimento que, no início da correria,  impediam a turma de fugir do local por acharem que estavam querendo sair sem pagar a comanda de consumo; os corredores estabelecidos por “corrimões” instalados para controle da entrada e saída, que impediam o fluxo rápido de pessoas em fuga; extintores que não funcionaram e por aí afora.

Porém, as inúmeras fotos do interior do estabelecimento, mostram que o (estreito) espaço da discoteca, quando muito, devia ser usado por uma lanchonete, um restaurante todo aberto ou uma loja; jamais uma “Casa de Show” fechada, sem (nenhuma outra saída de emergência). Logo, a sucessão de fatos que resultaram na tragédia (tem sim uma única origem): A concessão dada pela Prefeitura do “alvará” de estabelecimento de um “negócio” em local indevido. Culpa do Estado.  

Arenga 2 - : “A “Banda” devia ser linchada e o dono do estabelecimento também, ambos em pça. pública”...Sim, a “Banda” teve culpa, mas ela estava acostumada a usar de efeitos pirotécnicos em todos o seus shows. O ego inflamado dos componentes não estavam nem aí para a altura do teto, se ele era forrado de isopor ou não. No auge do show, o clima bombando, um dos integrantes achou que era a hora dos efeitos pirotécnicos e não pensou mais em nada. Foi o início do horror. O sanfoneiro da “Banda” consta da lista de 232 mortos.

Já o proprietário, ou o sócio que contratou a “Banda”, devia ter avisado da altura do teto e de que era revestido de isopor, altamente inflamável. Mas, a ganância do capitalismo desenfreado que norteia o país, onde tudo é possível para qualquer empreendedor com “bala n’agulha”, fez com que o estabelecimento capacitado para receber apenas 500 ou 700 clientes no máximo, confinava em um ambiente sem outra porta de saída de emergência, aproximadamente 1500 pessoas.

Arenga 3 - : “O alvará do corpo de bombeiros estava vencido, mas como as medidas mínimas de segurança estavam em ordem, foi liberado o funcionamento da casa. Um alvará vencido não impede o funcionamento da casa”; disse um Comandante do Corpo de Bombeiros de Porto Alegre.

Arenga 4 - : “Para a Prefeitura, todos os documentos estavam em ordem, contudo, parece que o alvará do Corpo de Bombeiros estava vencido. A Prefeitura não sabia disso. Toda a documentação em 2012 estava em ordem”. Assim falou o Prefeito de Sta Maria, (que nem conhecia o estabelecimento “Discoteca Kiss). A cidade é pequena, com cerca de 300.000 habitantes, sendo que 20% é de universitários, das mais de cinco Faculdades estabelecidas na região.

Moral da história: Hoje, segunda-feira, o assunto nas bocas de milhões de pessoas, é anunciada a prisão temporária de dois integrantes da “Banda” e de dois sócios da “Kiss”. É a catarse temporária da jurisprudência face a comoção popular e as estampas nas primeiras páginas dos principais jornais do mundo.

E assim a pequena cidade entrou no mapa mundi midiático: Sta. Maria,  tragédia de uma só porta.  

---------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário: