Visitantes Bem-Vindos na semana:

domingo, 27 de janeiro de 2013

TRAGÉDIA EM DANCETERIA NO RS






O domingo hoje foi traumático em todo o país. Em especial no Rio Grande do Sul, na cidade de Sta. Maria.
Quero antes de mais nada, me solidarizar com todo o povo gaúcho e desejar muita força para conviver com a tragédia em Sta. Maria.

Meus sinceros sentimentos de pesar a todas as mães e país dos jovens que tiveram um fim trágico, quando apenas queriam se divertir.

 Não vou aqui ficar exacerbando o absurdo acontecido na casa de show “Kiss”. Só um breve resumo:
A famosa danceteria da cidade de Sta Maria, um polo universitário da região, sofreu um incêndio causado por um artefato pirotécnico usado por um dos integrantes de uma banda de música sertaneja e gaúcha.
O “sinalizador” usado pelo cara da banda, recurso pirotécnico muito usado em outras apresentações em outros lugares, naquela danceteria acabou jogando faíscas para o teto do estabelecimento, que tinha o isolamento sonoro a base de isopor. Imagino como foi o suficiente para que o forro começasse a arder como se tivesse molhado por gasolina, em poucos minutos a fumaça já dominava parte do grande salão.

Consta que a Danceteria Kiss tem capacidade de lotação máxima acima de 1500 pessoas. Sábado para o Domingo o movimento bomba .

O grande fumaceiro dominando todo o ambiente, pessoas correndo desesperadas, fugindo para o fundo do estabelecimento a procura de porta de escape, acabaram encontrando os banheiros. O estabelecimento (não tinha uma única saída de emergência), e mais pessoas vinham chegando na mesma esperança, sem saber que estavam correndo para a morte.

Como se não bastasse a Casa ter (só uma porta para entrada e saída), ainda no começo da fuga em massa, alguns seguranças, (que provavelmente não tinham percebido o que estava acontecendo lá no fundo do estabelecimento), ficaram brecando os desesperados, porque estavam sem “comanda” ou com “comanda” por pagar.

O horror cresceu rapidamente e resultou em mais de 230 mortos. Sem contar a centena de feridos e traumatizados que conseguiram sair para a rua. O sanfoneiro da Banda também morreu.  
Como tudo começou as 2,30hrs da madrugada, vários jornais do mundo estamparam no domingo de manhã, em primeira página, a tragédia da pequena cidade de Sta. Maria, no sul do país.
A Presidenta Dilma que estava em viagem, pegou um avião e rapidamente veio para sua terra natal, onde se juntou a ministros que também se deslocaram para o sul do país.

Por um bom tempo acompanhei perplexo pela televisão, as imagens e depoimentos dramáticos das vítimas que conseguiram sair do inferno em que se transformou a “Danceteria Kiss”.
Ouvi também, algumas arengas impotentes de âncoras de TV, bem como alguns pronunciamentos revoltantes de autoridades policiais, bombeiros, etc.

A fala de um Coronel da Corporação dos Bombeiros de Porto Alegre que também se deslocou para a cidade de Sta. Maria, 300 quilômetros da capital: “Parece que as licenças de alvará de funcionamento tem (alguns aspectos) que tinham vencido em final de 2012.”. (????).

Ou seja, até o final de 2012, todas as licenças estavam em “ordem”???? Um estabelecimento com capacidade para conter mais de 1500 pessoas, (com apenas uma porta para entrar e sair), até o final de 2012, estava com todos os documentos de segurança em ordem????...Quem falou foi um Coronel da Corporação do Corpo de Bombeiros......Há quantos anos essa famosa casa de shows vinha funcionando?? Arrisco uns 3 anos, mas deve ser mais.

De noite veio a frente das câmeras da TV, o governador do Rio Grande do Sul, “Tarso Genro” , decretar sete dias de luto oficial no Estado e falou: “O responsável pela casa de shows terá de mostrar todos os documentos de funcionamento”. Acho que ele não tinha ouvido o pronunciamento do Coronel.
Também tiveram âncoras e afins frente as Câmeras, falando que tamanha tragédia precisa de uma (investigação séria)????  O que ainda precisa ser investigado após os depoimentos dos sobreviventes???...O que mais querem saber após o pronunciamento do Coronel na TV?? Quais os aspectos que estavam vencidos????

Após uma visita ao Brasil décadas atrás, “Charles D’ Gaulle”, então presidente da França, teria dito: “Certas coisas no Brasil não se pode levar a sério”. ....Com certeza tudo que diz respeito a “fiscalização” é uma delas. 








-------------------------------------------------------------------


Nenhum comentário: