Visitantes Bem-Vindos na semana:

quinta-feira, 26 de maio de 2011

ZÉ DA CASTANHA E SUA MULHER ASSASSINADOS POR JAGUNÇOS



Foto do extrativista de cultivo de castanha "José Claudio Ribeiro da Silva" (O Zé da Castanha), e sua mulher "Maria do Espírito Santo", assassinados a tiros por jagunças a mando de madereiras clandestinas.


Correio do Tocantins
-------------------------------------------------------

O caso é sobre o assassinato de um casal de produtores de castanhas no Pará, que usava 20% do seu terreno para o cultivo e preservando os 80% como prega a lei:



O líder agroextrativista e ambientalista, José Claudio Ribeiro da Silva, conhecido como Zé Majestade ou Zé da Castanha, e a mulher e também ativista da terra, Maria do Espírito Santo, foram mortos na manhã de ontem, durante uma emboscada no interior do Projeto de Assentamento Extrativista (PAE) Praia Alta Pinhanheira, na comunidade de Massaranduba II, no município de Nova Ipixuna, no Pará, um dos últimos locais de extração da castanha do Pará. O crime já é comparado às de dois defensores da Amazônia também assassinados: o seringueiro, Chico Mendes, e a missionária Dorothy Stang.

"VIVO DA FLORESTA, PROTEJO ELA DE TODO GEITO. POR ISSO VIVO COM UMA BALA NA CABEÇA A QUALQUER HORA". http://www.dcomercio.com.br/materia.aspx?id=69556&canal=21


(...E os assassinos dos sindicalistas, quem são?

O secretário de Estado de Segurança Pública, Luiz Fernandes Rocha, declarou que não há, neste momento, pista alguma acerca da identidade dos suspeitos, tendo em vista que a investigação está apenas se iniciando. “Será uma investigação muito ampla. Vamos considerar todas as linhas possíveis e todas as hipóteses eventuais”, respondeu, reconhecendo o fato de que o Estado não tem como disponibilizar segurança a “toda e qualquer pessoa que registra boletim de ocorrência”.

Em vários momentos da entrevista, o secretário comentou que o que previne o crime de homicídio é a “autuação do criminoso”. “Essas pessoas [homicidas] devem ser punidas e precisam cumprir suas penas”, ressalvou, adicionando que toda a estrutura policial e tecnológica está sendo usada para apurar a morte do casal de ambientalistas. “Tudo o que foi disponibilizado para essa investigação está aqui na região. Além do delegado-geral-adjunto da Polícia Civil, o diretor de Polícia Civil do Interior também vai acompanhar o caso”, garantiu.

...). http://www.ctonline.com.br/noticias_leitura.php?id=1703&id_caderno=7

------------------------------------------------
Pelo que diz o secretário da seguraça do Estado, dificilmente vão achar os culpados. Aliás achei hilária a parte do texto em que fala do comentario do secretário: "O que previne o crime de homicídio é a "autuação do criminoso". Só falta ele exigir o uso de crachá pelos jagunços da área??

----------------------------------------------

Nenhum comentário: