Visitantes Bem-Vindos na semana:

segunda-feira, 23 de maio de 2011

QUAIS SERÃO AS VITÓRIAS DE "PUERTA DEL SOL"?



Praça PUERTA DEL SOL.

Aspectos curiosos da política internacional:

A ciranda financeira do capitalismo internacional ainda não se refez do golpe do Banco “Lemon Brothers”, estopim da crise gerada na Meca do lucro, deixando no rastro, centenas de milhares de norte-americanos na pobreza.

A Europa alardeia suas dificuldades econômicas, com a Grécia, Portugal e Espanha em sérias dificuldades, pra não falar do secretário de negócios inglês que fala no “The Guardian” que: “Precisamos avisar nosso povo da grave situação da economia inglesa, que já caiu 6% e está arriscada a descer para os 10% e com a desvalorização da libra em 20% frente as principais moedas.

De sexta-feira passada pra cá, dezenas de milhares de espanhóis lotam as principais praças do país, aderindo aos acampamentos de jovens, estilo “primavera árabe” no Magrebe; em princípio contra a lei SIND, mas que acabou em reivindicações generalizadas como o combate ao grave desemprego, melhores condições de vida, contra o aumento de anos na aposentadoria, nacionalização de Bancos, contra a corrupção, etc etc.

Acontece que no ontem, domingo, teve eleições municipais na Espanha, que elegeram políticos para 70.000 cargos em todo o país.
Na Espanha quem manda na política são apenas dois partidos: Partido Socialista Operário Espanhol – PSOE, de tendência socialista e, o Partido Popular – PP de tendência conservadora, da Direita.

A eleição ocorreu normalmente, paralela aos festivos discursos políticos nos vários acampamentos, com ênfase maior na pça. Puerta Del Sol”, onde pelo menos umas 30mil pessoas, dos mais variados segmentos sociais, estavam presentes; a 20 quilômetros dali, o show da “Fórmula 1” levava sua fiel platéia de fãs da velocidade às arquibancadas na esperanças de ver o desempenho do ídolo nacional Alonso, faturar mais uma vitória, o que não aconteceu.

Eram 21,30 horas de Brasília, quando abri o site El País e dei com a apuração de 99,65% dos votos apurados.
O PP, de tendência conservadora, elitista, de direita, já celebrava a vitória com seus 33.77% dos votos contra 27,8% do PSOE, do governo socialista do presidente Zapatero. (??)

O Socialismo, considerado como a última alternativa ao Capitalismo desenfreado, tinha sido batido em grande parte da Espanha.
O presidente Zapatero veio às câmeras falar de sua decepção e confessar que não soube explicar ao povo o aumento de 2milhões de desempregados em seu governo. Não esqueceu de acusar os conservadores de cínicos, pois, terão de assumir as mesmas medidas de austeridade que lhe foram impostas.

Em que pese o grande nível de abstenções, 33.77% mais os votos nulos, 1.69%, o que dá um total de 35.46% do eleitorado; o fato é que todo o grande movimento de “21M” na pça. Puerta Del Sol, corre o risco de simplesmente não dar em nada. Se não vejamos:
Como vai o conservador PP arrumar emprego para pelo menos 2milhões de espanhóis, sendo 40% jovens?
Vai o PP atender a reivindicação de nacionalização dos Bancos? É de duvidar.
O PP vai retroceder na idade para a aposentadoria?
Como vai o partido da ala conservadora do universo político espanhol, atender as outras reivindicações, e são muitas, da grande massa ainda acampada nas praças?

Quais serão as vitórias de “Puerta Del Sol”?

------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário: