Visitantes Bem-Vindos na semana:

terça-feira, 19 de julho de 2011

BBC Brasil - Notícias - Entenda o escândalo dos grampos envolvendo o 'News of the World'



(O ex-jornalista do "News of the World", responsável pelas denúncias dos "grampos", encontrado morto na sua casa.

BBC Brasil - Notícias - Entenda o escândalo dos grampos envolvendo o 'News of the World'

---------------------------------------------------

O corpo do ex-jornalista do tabloide britânico News of the World, Sean Hoare, passa por uma autópsia nesta terça-feira, para determinar a causa de sua morte, de acordo com a polícia do condado de Hertfordshire, na Grã-Bretanha.

Hoare, que tinha 47 anos, foi encontrado morto na última segunda-feira em sua casa em Watford, a 30 km de Londres.

Êle foi o responsável por muitas das acusações feitas contra o ex-editor do jornal Andy Coulson, de que ele supostamente incentivava os funcionários a interceptar mensagens de celular de políticos e celebridades para obter informações exclusivas para reportagens.

A polícia afirmou que o corpo de Hoare foi encontrado pela manhã e que ainda estava investigando as causas de sua morte, mas que não considerava o caso suspeito.

------------------------------------------------------

Pois é, assassinaram o jornalista que denunciou os grampos telefônicos feito pelo jornal “News of World”, do qual, segundo consta, era funcionário e teria sido despedido por ter problemas com álcool.

A glamurosa Europa, culta e desenvolvida, “primeiro mundo”, mas que continua gerando também os mesmos canalhas de sempre, apenas com mais glamour e poder bélico.

Mesmo sendo lugar comum, registro o desabafo:

Com as exceções de sempre, a história tem mostrado que: O reconhecimento dos avanços na cultura, no conhecimento científico e técnico da historia de um país, nunca impediu de que ele continuasse a gerar em seu seio, mesmo em suas “elites”, os canalhas de sempre. Apenas sofisticam o canalha, o crápula; glamourisam o déspota viciado em poder, revestem-no de inúmeros trajes sócios-políticos e religiosos. Estes, não têm o menor pudor em usar as mentes privilegiadas que lhes fornecem o conhecimento, o poder, os privilégios com que manipulam eudemonistas apaziguados, enquanto subjugam milhões debaixo do rigor da Lei.

“ Este é o dia em que me sinto mais humilde na minha vida”, assim falou Ruper Murdoch o magnata proprietário do grupo “News Corporation” que detem os direitos do tablóide “News of the World”; publicação especializada em fofocas de artistas e gente importante, também em mazelas sociais de forte apelo sentimental emotivo.
Segundo os conhecedores do idioma inglês falado na Inglaterra, a frase é “sutil”, pois o termo “humble” é usado tanto para humilde como para humilhado: “Was the most humble day of my life”.
Pessoalmente, acho difícil qualquer dos dois sentidos se aplicar a um magnata da imprensa. Depois que “casa caiu”, agora aparece melindres de pudor moralista.

-----------------------------------------------------

Nenhum comentário: