Visitantes Bem-Vindos na semana:

segunda-feira, 3 de junho de 2013

RELATÓRIO DA OIT E O DENSO MUNDO DA PORCENTAGEM



OIT diz que desigualdade social aumenta em países desenvolvidos


DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

“A Organização Internacional do Trabalho (OIT) informou nesta segunda-feira que aumentou a desigualdade social nos países desenvolvidos, como consequência da crise financeira. A entidade afirma que o número de desempregados no mundo supera os 200 milhões.
Em relatório, a organização diz que o número de pobres também cresceu entre 2010 e 2011 em 14 das 26 economias desenvolvidas analisadas, incluindo Estados Unidos, França, Espanha e Dinamarca. Nos mesmos países, houve forte aumento do desemprego de longa duração e a deterioração das condições de trabalho.
No conjunto de países do G20, o lucro das empresas aumentou 3,4% entre 2007 e 2012, mas os salários médios subiram apenas 2,2% e os investimentos caíram 3,6%.
Ambos os fatores causaram a diminuição da classe média nesses países. Na Espanha, o grupo social passou a representar 46% da população em 2010, enquanto em 2007 era de 50%. Ao mesmo tempo, subiu o lucro das empresas e os salários do executivos, mesmo com a crise financeira.
Na Alemanha e em Hong Kong, os salários dos presidentes das grandes empresas chegaram a aumentar 25% de 2007 a 2011, chegando a ser de 150 e 190 vezes mais que o salário médio do país. Nos Estados Unidos, essa proporção é de 508 vezes.

AMÉRICA LATINA

Diferentemente das economias desenvolvidas, a situação da América Latina é de melhora no ano passado. No período, 57,1% da população dos países da região estava empregada, um ponto percentual a mais que em 2007, último levantamento antes da crise financeira internacional.
Em alguns países, como Colômbia e Chile, o aumento superou quatro pontos percentuais. Com o aumento do trabalho assalariado, cresceu também a classe média. Na comparação entre 1999 e 2010, a população dentro do grupo social cresceu 15,6% no Brasil e 14,6% no Equador.
No entanto, a OIT destaca que a região ainda enfrenta como desafios a desigualdade social, maior que a média internacional, e o emprego informal. A média da região é de 50%, sendo que em países mais pobres, como Bolívia, Peru e Honduras, supera os 70%.
Em todo o mundo, a organização afirma que há mais de 200 milhões de desempregados. A expectativa é que, ao final de 2015, esse número chegue a 208 milhões”.

Se levarmos a sério esses dados da OIT, só na Espanha,  a classe média perdeu de 2007 a 2010, cerca de 10% do seu contingente. Alarmante.
Contudo, a mídia vem nos lembrando diariamente que a Europa e grande parte do Mundo está e uma terrível crise. Nada de novidade...
Já na América Latina, não devemos levar muito a sério os dados anunciados em face da defasagem de tempo, já que a última estimativa foi em 2007, há seis anos atrás.
Quanto ao número de desempregados de 200 milhões, é um grande número, mas não é especificado o universo dos empregados?! Somos cerca de mais de 6BI de habitantes  planeta??!!....O Relatório é da “Organização Internacional do Trabalho” – OIT.
O “Relatório” da OIT; como o de tantos outros que nos são pomposamente impostos; viaja em cima de porcentagens, mas não dá a (base) em que se sustentam essas porcentagens...

Vivemos num denso e nebuloso mundo da porcentagem...é 3,27% prá lá, 5,89% prá cá; sem sabermos de fato o que essas porcentagens, esotéricas, significam...esse “fenômeno”; confortável para o universo midiático; nos são “vendidos” nos mais variados setores da sociedade, nos mais variados assuntos.

É interessante como citam determinado número de porcentagem em relação a 2, 3 ou 6 anos atrás, quando não mais, como se tivéssemos um computador mental, que temos armazenados todos os dados sócio-econômicos das últimas décadas????....Hilário. 

------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário: