Visitantes Bem-Vindos na semana:

segunda-feira, 3 de junho de 2013

TURQUIA CENÁRIO DE INÍCO DE NOVA MORTANDADE?


Ficheiro:Taksim Square.jpg

Praça Taksin

Arquivo: İstanbul horizonte do Marmara-hotel.JPG

Parque  Gesi


 O parque com cerca de 500 arvores, que o Primeiro Ministro quer derrubar para seu novo projeto de "revitalização" (???) do "Parque Gesi Taksin".





Há dias atrás, algumas milhares de pessoas resolveram invadir a Praça Taksin – (A Praça Thaksim se situa na parte europeia de Istambul, na Turquia, no bairro do mesmo nome. Nela se encontra o Centro Cultural Ataturk, o Hotel Mármara e uma estação de metropolitano.). – contra o corte de centenas de árvores do parque "Gesi " que existe próximo a pça Taksin, segundo um projeto do Governo turco.


O projeto da modificação da Pça Taksin, é defendido pelo Primeiro Ministro “Tayypi Erdogan”, mas os manifestantes não querem que o parque seja demolido para dar lugar à reconstrução de uma caserna dos tempos do Império Otomano e à construção de um centro comercial – um projecto caro ao primeiro-ministro Tayyip Erdogan, que prometeu que não recuaria nas suas intenções e, em vez de mandar a polícia retirar-se, ordenou à multidão que "parasse imediatamente com os protestos".

Do início da tomada dos opositores ao projeto de remodelação da Pça. Thaksin, em 31/05/13, há três dias atrás, mais 1500 pessas foram presas.

Acontece que o Primeiro Ministro “Erdogan” é da ala islâmica local e está no poder a 10 anos, a frente do cargo de “Chefe do Governo” e do “Partido do Desenvolvimento e Justiça”.

Seus opositores o acusam de violar liberdades individuais dos cidadãos turcos, mediante medidas como a proibição de venda de bebidas em locais próximos as Escolas; – medida saudável e adotada aqui no Brasil em proteção a crianças e jovens - ; outra medida que tem desagradado seus opositores é a proibição de consumo de alcool em vias públicas e a proibição da venda de bebidas alcoólicas após as 22 horas.

Tais medidas sãs defendidas por “Erdogan” como salutares e em pró da saúde das pessoas, mas a oposição acusa de ingerência islâmica.

Também houve um incidente que causou grande polêmica, quando um casal foi impedido de se beijar dentro do metrô.

Enfim, os protestos de milhares de turcos na pça Thaksin; ainda que o foco seja contra a remodelação da praça e o corte de centenas de árvores; o fato é que está se transformando em uma luta da oposição contra o que chamam de ‘islamização da sociedade turca”.

Foi mais ou menos assim que começou a mortandade na Síria, uma passeata pacífica de protestos pró-prisioneiros políticos há dois anos, mas que hoje já conta com mais de 70.000 mortos e mais de 1.3 milhão de emigrantes fugidos do caos que se instalou no país.

Quanto ao Primeiro Ministro “Tayypi Erdogan” e o seu acalentado projeto de remodelação da “Pça Thaksin” , com seu museu otomano e seu enorme shopping center, fica a pergunta: Será que em Istambul não existe uma outra área também propícia ao projeto que tanto almeja?

Imagino um prefeito de São Paulo querendo derrubar o Parque Ibirapuera com a justificação de se criar um museu e um imenso shopping center??...Internavam o louco...kkkkkkkk....O Sr. Erdogan  tá querendo graça ao querer derrubar mas de 500 árvores do grande parque Gise em pleno centro de Istambul. 

A praça é do povo, diz a conhecida frase.
----------------------------------------------------------







Nenhum comentário: