Visitantes Bem-Vindos na semana:

sábado, 19 de novembro de 2011

INTERNET X PRIVACIDADE



(Imagino uma cena igual a da foto com analistas da Bolsa, mas com centenas de milhares de funcionários públicos vasculhando acessos de usuários na internet)....rsss



(Como se a maioria de nós já não vivesse o dia a dia com a corda no pescoço)


INTERNET X PRIVACIDADE
18/11/11

http://tecnologia.terra.com.br/noticias/0,,OI5476172-EI12884,00-Como+o+Facebook+rastreia+os+passos+dos+usuarios+Entenda.html



Volta e meia aparece noticias sobre o controle do acesso a Internet pelo IP dos usuários, censura a sites com justificativa de combate a pirataria e em defesa da dos direitos autorais, etc etc .

Hoje por exemplo, está na “Rêde” a notícia de que o Facebook estaria “vigiando” todos os acessos de seus usuários, mesmo quanto não estão conectados ao site da poderosa comunidade – com mais de 500milhões de usuários. Não sei até onde isso é possível.

Também está na Internet há já um tempo, que os EEUU estão querendo policiar a Internet no país e ajudando o controle pelo Estado em outros países, conforme artigos que já li e um recente, coloco o link abaixo pra quem quizer ler:

http://www.aljazeera.com/indepth/opinion/2011/11/20111116141248301243.html

Quanto ao artigo minha impressão é a seguinte: "SOPA" pra mim só se for de legumes e coim bons pedaços de carne. (rsss)

Na verdade, pouco to me lixando se estou sendo “vigiado” ou se meus acessos estão sendo controlados. Não devo nada ao Facebook, nem as autoridades dos EEUU. Aliás, acho que o Facebook é que me deve por estar frequentando o site comunitário e cooperando para ser a potência econômica que já é.

Sou um pai de família, avô de netos, e graças aos Céus, meus filhos são todos gente de respeito, educados, que trabalham e pagam seus impostos.
Quanto a mim, se não sou o pai que devam se orgulhar, também não dei, não dou, nem darei nenhum motivo de que possam vir a sentir vergonha do pai que têm.

De modo que, se por acaso estiver sendo guardado o registro dos acessos à Internet via meu IP, que continuem guardando. Meus acessos a Rêde, são de pesquisa sócio-econômica-política-antropológica e, claro, vez ou outra os “Tubes”. São pesquisas que me ajudam a tentar entender um pouco esse mundo desvairado, mas maravilhoso também.

Sou um eterno agradecido a Internet, essa maravilha verdadeiramente REVOLUCIONÁRIA nos meios de comunicação; que libertou bilhões de mentes que viviam no cabresto das mídias nativas; e tem me ajudado muito a entender o cinismo deslavado, a hipocrisia escancarada das “elites” –(elite significa o que há de melhor) – políticas mundo afora; como também tem-me mostrado a perversidade humana nas suas formas mais odiosas, seja a serviço de Estados, seja a serviço de grupos terroristas, que jamais imaginava ser possível.

O Facebbok está rastreando meus acessos a Internet? Estão guardando os registros? Caramba! Quer dizer que mesmo que eu encerre minha conta com a “Comunidade” poderão continuar a registrar meus acessos via “cookies”, etc? Então que devo fazer, deixar de acessar a Internet? Ora, vão para o inferno, e parem de querer intimidar usuários de Internet.

Mas e a privacidade de cada um? Pode perguntar algum inocente ou desavisado, ao que respondo: Que privacidade??

Para eu fazer qualquer coisa na vida, no meu país, comprar, vender ou alugar, tenho de mostrar meu ‘Cadastro de Pessoa Física” – o CPF – ou o “Cadastro de Identificação de Contribuinte – o CIC? Quem não tem esse documento não consegue comprar uma calça a prestação!

O CIC no Brasil, de forma geral, é maior instrumento de controle econômico do indivíduo no país. Se o cara paga direito suas contas a prestação, continua comprando. Se não, está bloqueado por instituições de controle, tipo CERASA, em todo o território nacional!

Se para ter a Internet “Banda Larga” via Cabo em casa, preciso fornecer: Nome completo; endereço completo com CEP – código de endereçamento postal; e o meu CIC/ CPF?? Se eu quizer ter acesso a um computador em uma "LAN HOUSE", tenho de mostrar meu CIC/CPF, para ficar registrado minha presença, dia e horário??

As mesmas exigências acima eu tenho de fornecer se quero fazer um mero comentário sobre alguma notícia em qualquer site jornalístico, (por mais banal que seja o assunto);as mesmas exigências para entrar em algum Provedor, mesmo que seja gratuito.

Privacidade??...Durante as Eleições, para se votar, é obrigatório a apresentação do Título eleitoral ou de um documento qualquer. Tudo bem antes já era assim. Mas agora, com a digitação, qualquer documento é devidamente digitado numa maquininha pelo “mesário”, depois eu vou para a cabine onde está a urna eleitoral, onde farei minha opção eleitoral através da digitação dos números correspondentes a escolha do meu candidato. Pergunta: Não estará evidente após o número digitado do número do meu "Título de Eleitor" pelo mesário, as escolhas a seguir dos números dos candidatos que escolhi, "sigilosamente"??

Agora, estão querendo colocar uma maquininha pra ler minha digital ao votar nas eleições, é a “Urna Biométrica”?? Dizem que é para evitar fraudes....Ou seja, quem me diz que não estão contentes só em saber que após o número do CIC registrado, a escolha foi tal candidato? Que não querem a (certeza total) de quem está votando e da escolha do seu voto? Sigilo na escolha do candidato?? Será??

Privacidade? Estão prestes a implantar nos automóveis, “Chips” de identificação dos proprietários; (no futuro deverão sair da fábrica com eles); com o qual o os “Radares” do DETRAN poderão identificar se o proprietário está com o licenciamento atualizado, se tem multas sem pagar, se está com prestações atrasadas, etc; quando poderão se quiserem, acionar a polícia mais próxima para deter tal veículo.

Privacidade?? Lembrando da contundência, por vezes destemperada, de um Chefe de Estado do Continente: “Privacidade o “carajo”.

----------------------------------------------------------------

Nenhum comentário: