Visitantes Bem-Vindos na semana:

quarta-feira, 10 de março de 2010

LULA EM CUBA

------------------------------------------
LULA X JORNALISTA EM GREVE DE FOME EM CUBA

Não resta a menor dúvida de que o Presidente Lula, bem como seus assessores, erraram em muito ao irem a Cuba logo após a morte do dissidente político “Orlando Zapata Tamoyo” 42 anos, operário, condenado a prisão em 2003 por desordem pública(??), vítima de uma greve de fome de 85 dias.
“Orlando Zapata” morreu em 24/02/2010.
O governo cubano não tem desculpa alguma ao deixar um prisioneiro morrer numa greve de fome de 85 dias! Ainda mais quando a causa do suplício a que se entregou foi motivada por maus tratos e as péssimas condições da prisão, que o levaram às últimas conseqüências.
Não tenho autoridade e nem é o caso aqui de julgar a ditadura cubana e as condições em que vive seu povo; numa (ilha) bloqueada ao desenvolvimento há mais de cinco décadas, e que mesmo assim, suas Faculdades de Medicina são escolhidas por estudantes estrangeiros, exportam vacinas, o analfabetismo é inexistente, que em “Jogos Olímpicos”, conseguiu mais medalhas de ouro que toda a América Latina junta, e, onde nenhuma criança morre de fome. Há que se reconhecer, o cubano é antes de tudo, forte.
Gostaria de conhecer Cuba, como turista de uma semana.

Voltando ao equívoco da agenda presidencial; não faço a menor idéia da importância desta última ida do Presidente a Cuba, mas se revelou um equívoco político; principalmente num ano de eleição.
Imagino como a “oposição” vai usar isso na guerra das campanhas políticas que estão por surgir. Ainda mais contra sua escolhida para sucede-lo, uma ex-ativista dos anos 60. O que não irão lembrar da proximidade do Lula com Fidel, o Ditador? Como se os EUA, baluarte das liberdades políticas, não tivessem por décadas, apoiado ditaduras cruéis e sangrentas por todo o Continente?!

Agora, Cuba tem um novo dissidente político em greve de fome, trata-se de “Guillermo Fariñas”, jornalista,48 anos.
E um recém formado grupo de dissidentes políticos, o “Comitê Pró-Liberdade dos Presos Políticos Cubanos Orlando Zapata Tamoyo”, aproveitando da boa imagem internacional que o Lula tem conseguido, já lhe mandaram uma carta via mídia, onde expressam que: “ Acreditamos que o senhor pode interceder junto ao governo de Cuba para que liberte 20 presos políticos, evitando assim, a morte do jornalista opositor Guillermo Fariñas, em greve de fome...e assim por fim a uma situação que, obscurece os esforços destinados a articular uma autêntica comunidade de Estados Latino-Americanos e caribenhos, centrada nos direitos dos seus cidadãos”. O pedido foi feito em carta aberta e toda a imprensa tomou conhecimento.
Pronunciamento do Presidente: “Não podemos julgar um país ou a atividade de um governante em função da atitude de um cidadão que resolve fazer uma greve de fome”. Um simplismo perigoso para quem não exitou em abrigar o ex-presidente expulso de Honduras na embaixada brasileira no país.
Enfim, eis aí o resultado da última visita do Presidente Lula a Cuba. Uma “roubada”.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u704699.shtml
-----------------------------------------------------------

Nenhum comentário: