Visitantes Bem-Vindos na semana:

domingo, 28 de março de 2010

O CASO "NARDONI" E A PRESSÃO POPULAR!

---------------------------------------------------------

CADA MACACO NO SEU GALHO

Um colunista da internet, afeito mais a críticas de filmes, refere-se à turba que estava a porta do Tribunal no caso “Nardoni” como, “lúmpens”.

O texto é banal, visão superficial, onde ele chama de linchadores todos que ali estavam. De fato a primeira vista é o que parece.
Aliás, já escrevi que as cenas das comemorações quando saiu a sentença de condenação dos réus, me lembraram cenas de filmes antigos sobre a Idade Média e a turba histérica em volta da fogueira, vendo a vítima sendo queimada viva.

Porém, não eram “lúmpens” as pessoas que estavam de plantão as portas do Tribunal. Até porque “Lumpém”, é uma palavra alemã que designa o mendigo, o homem farrapo, desprovido dos princípios básicos de ética.

Ora entre os presentes de plantão tinha muitos estudantes de advocacia, mães de família, um casal solidário que teve sua filha morta sem nunca ter sido resolvido seu caso, e também, muita gente sem ter o que fazer. Normal.

Vivemos numa época em que no campo da jurisprudência, “o rabo anda balançando o cachorro”.
Numa época de muita violência urbana nos grandes centros.
Numa época em que o aposentado que vai receber sua pensão no Banco, que mal dá pro mês inteiro, está arriscado a morrer ao sair com seu dinheiro na rua.
Numa época, em que assistimos gente morrer na TV todos os dias, seja nos filmecos vagabundos de propagação de aberrações comportamentais, que andamos importando para nossas novelas (!?); seja nos programas de reportagem policial que ganham mais espaço dia a dia, a vender o ódio e a filosofia policialesca, da repressão e da “tolerância zero”.
Enfim, vivemos assustados.

O caso da menina “Izabel” e sua triste sina sob a guarda do pai e da madrasta, a forma hedionda como foi morta, levou uma multidão de pessoas indignadas contra a possibilidade dos culpados saírem livres do julgamento, por artimanhas da jurisprudência.
Há que se entender que o caso foi à “gota-d’água” na psique coletiva cansada de ser violentada todos os dias.

Acredito mesmo, que a contundência da sentença, foi graças à pressão popular presente à frente do Fórum. Aliás, está na setença:
“....
Portanto, diante da hediondez do crime atribuído aos acusados, pelo fato de envolver membros de uma mesma família de boa condição social, tal situação teria gerado revolta à população não apenas desta Capital, mas de todo o país, que envolveu diversas manifestações coletivas, como fartamente divulgado pela mídia, além de ter exigido também um enorme esquema de segurança e contenção por parte da Polícia Militar do Estado de São Paulo na frente das dependências deste Fórum Regional...”

Portanto, há que se reconhecer à pressão exercida pela população. E fica a pergunta: Será que a sentença teria sido igual se não houvesse a multidão na pressão??

Quanto ao colunista crítico de cinema e sua apressada e acintosa opinião quanto aos presentes no Fórum, fica a recomendação: Cada macaco no seu galho.

http://inacio-a.blog.uol.com.br/arch2010-03-21_2010-03-27.html

28/03/10
-----------------------------------------

Nenhum comentário: