Visitantes Bem-Vindos na semana:

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Coronel brasileiro diz que manifestações contra ONU no Haiti são orquestradas pela oposição - 18/11/2010 - UOL Notícias - Internacional

Coronel brasileiro diz que manifestações contra ONU no Haiti são orquestradas pela oposição - 18/11/2010 - UOL Notícias - Internacional
-----------------------------------------------------------------------------

É de se acreditar que a Oposição ao governo do Haiti esteja usando as calamidades pós o terrível terremoto no País, para conseguir chegar ao poder.

Porém, o fato é que todos os esforços do MINUSTAH parecem não estar sendo o suficiente para conter o avanço da cólera em meio aos haitianos. Já são estimados em 17mil os contagiados; (o que procavelmente deve ser mais); com mais de mil mortos.
Ora, 17mil contagiados, quantos dias leva para se propagarem o dôbro?

Se lembrarmos que o país foi devastado pelo terremoto, com escolas, hospitais, prédios, a própria "Casa do Governo" em ruínas, e o que temos hoje são as os tristes e calamitosos acampamentos com milhares de cabaninhas abrigando famílias, dá uma idéia da terrível situação que enfrenta o povo haitiano, a maioria pobre.

É de conhecimento geral que o Haiti é um dos países mais pobres do planeta, se não for o mais pobre. Reportagens na TV brasileira já chegaram a mostrar cenas deploráveis do cotidiano da população carente do país; (com uma haitiana vendendo bolinhos feitos de Terra(!), num fogareiro improvisado a beira de um esgoto aberto.

Como estou escrevendo estas considerações no conforto da minha casa a milhares de quilômetros do caos haitiano, não posso e não devo emitir maiores críticas às pessoas que estão tentando dominar a situação de calamidade que assola o país. Sou apenas um leitor das terríveis notícias que me chegam via internet.

Tropas do Nepal se encontram no país! Porque que soldados do também pequeno e também pobre e longínquo país foram trazidos para o Haiti, só os gabinetes da ONU podem explicar.

Ainda mais quando segundo notícias, o Nepal sofreu recentemente um surto de cólera e a doença é endemica no país. Soldados nepaleses chegaram ao Haiti dias antes de ter surgido os primeiros casos da doeça no país.
Ainda segundo consta, a população de "Cité Soleil", bairro pobre de "Porto Príncipe", acusa o batalhão nepales de despejar fluídos fecais no rio Artibonite, onde foi encontrado os primeiros focos da bactéria do Cólera.
Se for verdade tais afirmações, a ONU terá muito que explicar sobre o fato de ter mandado soldados de um pequeno país com recente surto de Cólera!!

Aliás, é compreensível que provedores brasileiros coloquem uma autoridade militar brasileira a falar que a a epidemia não tem origem nos soldados vindos do Nepal, que tal afirmação é fruto do desespero e do medo e escolheram os soldados nepaleses como bode espiatório. O que também pode ser. Mas não devemos esquecer que, a direção das forças de policiamento no Haiti estão sob a direção de militares do Brasil.

De resto só fica minha insistante pergunta: Porque entre seus mais de 140 países, a ONU foi escolher logo soldados do Nepal para atuarem no Haiti??? Nenhum outro país, sem recente histórico de surto da epidemia, poderia colaborar com o envio de tropas??

Só uma certesa apriori podemos ter em relação a calamidade haitiana: O Povo haitiano, principalmente sua grande massa popular, vai precisar de muita força de espírito e paciência para vencer as consequencias da catástrofe geológica.

E por favor, espero que as autoridades locais não divulguem atoa que "a Epidemia está sob controle", como fizeram semanas atrás, quando agora até a visinha "República Dominicana" já detecta pessoas contaminadas dentro da sua população, apesar do forte controle fronteiriço.

------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário: