Visitantes Bem-Vindos na semana:

domingo, 26 de dezembro de 2010

COSTA DO MARFIM - "O OSSO DEVE SER MUITO BOM"!


---------------------------------------------------------------------------------

COSTA DO MARFIM - 2010-12-26

“Quem está com o osso não quer largar, quem não está quer sua vez”.

A “Côte D’Ilvore” - Costa do Marfim; um pequeno país a noroeste da África, tendo como sul o Oceano Atlãntico; está atualmente na seguinte situação política: O ainda presidente Laurent Gbagbo, há 10 anos no poder, não quer entregar o governo ao vencedor da última eleição Alassane Quattara, este com vitória reconhecida por organismos internacionais.

O país está prestes a entrar em outra guerra civil do qual seu povo já foi vítima de 2002 a 2007.
O ainda Presidente se recusa a deixar o governo sob a alegação de que o pleito eleitoral teria sido fraudado no sul do país, mas o seu oponente, vencedor das eleições, reconhecido externamente, se diz disposto a lutar e convocou uma greve geral no país em contra o governo vencido.

Na última sexta-feira, os líderes da “Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental” – ECOWAS – formada por 16 países do continente, afirmaram que recorrerão a “Força” se Laurente Gbagbo não entregar o poder op mais breve possível.

Laurent não se intimida e adverte: “Todos esses países vizinhos tem cidadãos em Costa do Marfim e, eles sabem que se atacarem o país do exterior se iniciará uma guerra civil no interior. Está Burkina Faso preparado para acolher de volta mais de 3 milhões dos seus cidadãos? Milhões de cidadãos de países vizinhos trabalham em Costa do Marfim, país relativamente próspero o principal produtor de cacau da África”. O osso deve ser muito bom!

Enquanto isso, o clima de violência que já fez muitas mortes está forçando quem pode a deixar o país. Segundo cálculos de observadores da ONU, cerca de 14mil pessoas já cruzaram as fronteiras de Costa do Marfim.

Dados da Wikipédia;
Estimativa de 2008 20.179.602 hab. (55.º)
- Densidade 53 hab./km² (122.º)
IDH (2010) 0,397 (149.º) – baixo[3]
- Esper. de vida 48,3 anos (179.º)
- Mort. infantil 116,9/mil nasc. (189.º)
- Alfabetização 48,7% (161.º)
----------------------------------------------------------------------------

Localizando o site “Fraternite Matin” de Costa do Marfim, descubro uma visão do que acontece no país, a visão da Primeira Dama da Costa do Marfim, a Sra. Simone Gbagbo que diz não entender o porque “o mundo está a favor de Alassane Dramane Quattara”.
Acontece que Quattara tinha sido apontado como vencedor das eleições em 28 de Novembro passado, por uma Comissão Eleitoral Independente – CEI, que segundo consta não é definitiva, pois tem de ser ratificada pelo Conselho Constitucional. Explica a Primeira Dama:

“Se for para seguir os regulamentos, a CEI recolhe as “atas” (resultados?) dos votos e proclama os resultados mais consensuais. Porém quem dá a resultado definitivo é o Conselho Constitucional”. E conclui a Primeira Dama: “Costa do Marfim é vítima de uma conspiração internacional”.

Aí está o pomo da questão, colocado é claro, pela esposa de quem está “com o osso na boca”, digo no governo e não quer largar.

Porém é complicada a situação e, ainda não descobri o porque do tal apoio das organizações internacionais e nem o porque da orquestrada intimação dos países vizinhos contra o Gbogba!

Uma coisa que se tem de levar em consideração, é o fato de Costa do Marfim ser o país mais rico da região e que absorve milhões de cidadãos dos países vizinhos que para lá vão em busca de sobrevivência e dias melhores, principalmente nas plantações de cacau.
--------------------------------------------------------
Carta do representante pró Quattara aos militantes dos partidos RHDP E UPCI

Ativistas militantes, apoiantes e Smpathisants RHDP e UPCI

Costa do Marfim Costa do Marfim, queridos compatriotas.

No domingo, 28 nov 2010, você decidiu mudar em Cote d'Ivoire, votando maciçamente para o Dr. Ouattara por 54,1% dos votos no segundo turno da eleição presidencial.

Sua escolha foi aprovada pelo Sr. Choi, representante especial do Secretário-Geral das Nações Unidas (ONU) no âmbito da certificação, os resultados são a saída para o segundo turno da eleição presidencial anunciado pela Comissão Eleitoral Independente (IEC), conforme decidido pelo PRETORIA acordo político, de acordo com a vontade de a crise eleitoral ivoiriense justo, inclusivo, transparente e credível.

Gostaria de lembrar que esse mesmo Secretário-Geral Representante Especial da ONU na Costa do Marfim, que certificou os resultados de audiências, a lista de eleitores e os resultados finais do primeiro turno da eleição presidencial.

Quando você espera sair da crise por sua escolha sem ambiguidades, Laurent Gbagbo, mau perdedor, decidiu tomar o poder, criando a confusão, a criação de um governo fantoche e ilegal, prolongando a crise e levando o nosso país, a Costa do Marfim, para o caos.

Confrontados com esta tentativa de apreensão do poder por Laurent Gbagbo, primeiro-ministro do governo legítimo da Costa do Marfim, Guillaume Soro Sr. KIBAFORI chamada desobediência.

Além disso, o repertório da RHDP, ele pede a todos os ativistas, militantes, simpatizantes, sytmpathisants RHDP e UPCI, todos os marfinenses e da Costa do Marfim e de todos aqueles que vivem na Costa do Marfim que amam a paz e justiça para que cessem todas as operações de segunda-feira eficaz, 27 de dezembro de 2010 até à partida do poder por Laurent Gbagbo.

Nós não devemos aceitar o roubo da nossa vitória.

Vive la Côte d'Ivoire

Feito em Abidjan, 26 de dezembro de 2010
O Diretório de RHDP
Prof Alphonse Djedje Mady
-------------------------------------------------------------------

Uma pergunta se faz necessária: Como estava a situação sócio econômica do povão costamarfiense? O país estava em crise? Quattara é uma opção justa e verdadeira do povo do país? Porque Gbagbo se recusa a entregar o cargo, mesmo após 10 anos no poder? Porque a ONU, a França, os países visinhos da CEEAO e até o Governo Obama apóiam tanto o opositor Quattara?

Ora, se o país atravessa uma crise sócio econômica e o povo exige a mudança de governante, que o Sr. Gbagbo entregue logo o poder e não leve o país a mais uma guerra civil, correndo o risco de ser atacado por tropas vizinhas. Será uma irresponsabilidade monstruosa se tal vier acontecer.
--------------------------------------------------------------------------------

Atta Mills devem ser envolvidos para garantir que o ex-presidente Gbagbo poder sair pacificamente"

Nana Akufo-Addo instou Presidente do Gana, John Evans Atta Mills para se tornar mais envolvido na crise ivoiriense para evitar que o país cair no caos.
Nós publicar trechos longos a partir do comunicado divulgado esta semana pelo candidato NPP para presidente em 2008 e 2012.


"Os conflitos ea instabilidade na Costa do Marfim é uma ameaça não só a paz ea estabilidade na África Ocidental, mas também para a segurança nacional do Gana.
Gana partilha uma fronteira de 700 km com a Costa do Marfim e no nosso país é um paraíso em potencial para os refugiados da Costa do Marfim. Já, com a escalada da tensão, se ela é feita de várias marfinenses que encontraram refúgio na vizinha Libéria e Guiné.
Nossa nação enfrentará um encargo adicional para a nossa infra-estrutura. O tráfego tem aumentado nos nossos portos e estradas. O transporte de mercadorias, normalmente destinados a Côte d'Ivoire é desviado para Gana.
Há muitos laços familiares entre os povos que vivem em ambos os lados de nossa fronteira comum.
Aqui estão algumas das razões pelas quais o Gana não pode dar ao luxo de ficar parado e assistir, impotente, a Côte d'Ivoire mergulhou em um novo ciclo de conflito, derramamento de sangue e divisão. As boas relações entre a Sua Excelência o Presidente da República com o ex-presidente Laurent Gbagbo, são bem conhecidos.
Nós respeitosamente exortamos o Presidente a usar seus bons ofícios para interceder com o ex-Presidente Gbagbo para garantir que a vontade do povo da Costa do Marfim é respeitada e que a posição da comunidade internacional, manifestada pela posição da CEDEAO durante uma reunião na qual Sua Excelência o Presidente esteve presente, a União Africano, a União Europeia, os Estados Unidos eo Conselho de Segurança das Nações Unidas, é respeitado.
Algo deve ser feito para evitar que a Côte d'Ivoire resvalar para o status de um Estado pária, cujos líderes estão agindo ao arrepio da legislação nacional e internacional. O derramamento de sangue e caos não deve ser o preço de um candidato a permanecer no cargo a qualquer custo.
O ex-presidente, JA Kufuor, esteve envolvido na resolução da crise ivoiriense na sua infância e ajudou a negociar a paz que impediu a Costa do Marfim de cair em uma guerra civil.
Presidente Mills também devem ser envolvidos para garantir que o ex-presidente Laurent Gbagbo deixar o poder pacificamente e evitar a Costa do Marfim outro episódio de conflito e confusão.
O povo da Costa do Marfim merecem melhor. A nação espera Gana respeito à reacção do presidente. "
Nana Akufo-Addo
Candidato do NPP
(Traduzido do Inglês pela editora)

Acima a carta de um candidato a presidência de Gana:
Nana Addo Dankwa Akufo-Addo (nascido em 29 de março de 1944) é um ganês advogado e político. Ele foi um dos membros fundadores do centrista Novo Partido Patriótico (NPP), em 1992, e foi também o fundador e primeiro Presidente da Comissão de Direitos Humanos e Gana Direitos do Povo.
----------------------------------------------------------------------------


A origem de uma bela festa manchada pela crise na Côte d'Ivoire

Mais uma vez, a Costa do Marfim vai passar o Natal na crise. Durante dez anos, os marfinenses nunca experimentou esta solenidade em paz. ...

.... Numa perspectiva religiosa, o Natal, ou melhor, a celebração do Natal, exprime um aspecto fundamental da fé cristã: a vinda do filho de Deus no mundo para a felicidade da humanidade. Atualmente, é evidente que o sentido humano do dia tem mais espaço do que o sentido cristão do feriado. De acordo com uma pesquisa, apenas 14% dos franceses consideram o Natal como um feriado religioso.
Naquele dia, o coro Papa envia sua mensagem de paz para o mundo.
Esta mensagem transmitida pelos sacerdotes, com os seus fiéis em cada paróquia. Aposto que essa festa da Natividade, em 2010 será o último de uma crise na Côte d'Ivoire
Doudou Jean-A

ntoinehttp://www.lepatriote.net/lire/430e664b-8cfe-4b42-b8b2-caac754c9c3f.aspx
---------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário: