Visitantes Bem-Vindos na semana:

sexta-feira, 19 de junho de 2009

JORNALISMO

JORNALISMO

O primeiro sindicato de jornalistas no Brasil foi fundado em 1934, na cidade de Juiz de Fora. Quatro anos depois, houve a primeira regulamentação da profissão. Conforme disposto no AI-5 de 13 de dezembro de 1968, o diploma de curso superior de Jornalismo é obrigatório para o exercício da profissão, por força de lei. Atualmente, há cerca de 120 cursos de graduação na área, formando quase 5.000 jornalistas a cada ano em todo o país. Diversas empresas de comunicação, para cortar custos, têm substituído jornalistas experientes por recém-formados ou estagiários, que recebem pagamento menor para executar o mesmo trabalho. Muitos sindicatos brasileiros reclamam que o excesso de mão-de-obra disponível provoca a desvalorização dos salários da categoria.
Segundo cadastro da Federação Nacional de Jornalistas — entidade que reúne todos os sindicatos de jornalistas brasileiros — havia cerca de 20 mil jornalistas com carteira assinada (empregados) no Brasil em 2003. Destes, mais de 6.300 (30%) estavam no estado de São Paulo - ( WIKIPÉDIA)

Como se vê no texto acima, a Faculdade de Jornalismo só surgiu no Brasil após o “AI5” da Ditadura Militar.

Querer fazer apologia do endeusamento acadêmico com a preconceituosa justificativa que “qualquer idiota” poderá ser Jornalista; como se uma Empresa jornalística, daqui pra frente, fosse contratar qualquer analfabeto para a profissão; é querer negar que antes de Dezembro de 1968 não havia Jornalistas só por não terem freqüentado Faculdade!!!!

Aliás; embora não me venha na memória agora; Grandes nomes da história do jornalismo brasileiro, não só não frequentaram Faculdades de Jornalismo, como nem chegaram a terminar o antigo “Ginásio”, mas tal, não impediu que fossem grandes Jornalistas!!

Quanto a justificativa de que as Empresas estão de acordo com a decisão do Tribunal Superior de Justiça, por poderem de agora em diante contratar funcionários a custo mais barato, não procede. Elas já andam fazendo isso!!! rssrsrsrsrs

E depois, pra alguém querer montar um “bordel de prostituição”, basta apenas ter um dinheiro pra alugar uma casa qualquer e tudo bem!
Já pra alguém querer fazer um jornaleco qualquer, além de toda uma burocracia, precisa-se de ter um “Jornalista” responsável para assinar pelo Jornal??????

De resto, só louvar a decisão do TSJ por acabar com uma Lei da Ditadura que só visava o controle da informação!!!


19/06/09

Nenhum comentário: