Visitantes Bem-Vindos na semana:

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Berlim Egito momento Wall - Opinião - Al Jazeera Inglês

Berlim Egito momento Wall - Opinião - Al Jazeera Inglês
----------------------------------------------------------------------------------

EGITO E SEU MOMENTO BERLIM
08/02/11

Por "Richard Falk"


Desde a queda do Muro de Berlim em 1989, quatro eventos de transformação remodelaram o cenário global em permanente maneiras. Quando o império soviético ruiu, dois anos depois, foi aberto o caminho para o exercício triunfalista do projeto imperial norte-americano, aproveitando a oportunidade para a expansão geopolítica fornecido por sua liderança auto-ungido global - como "superpotência do único sobrevivente.

Essa primeira ruptura na natureza da ordem mundial produziu uma década de globalização neoliberal em ascensão, na qual o poder do Estado e foi temporariamente eclipsada parcialmente por passar a tocha do decisor político global levam à oligarcas Davos, encontro anual sob a bandeira do Fórum Econômico Mundial. Nesse sentido, o governo dos EUA foi o xerife bem subsidiada de globalização predatória, enquanto a agenda política foi sendo definida pelos banqueiros e executivos de empresas globais. Embora muitas vezes não identificado como tal, a década de 1990 deu a primeira evidência do surgimento de atores não-estatais - eo declínio da geopolítica do estado-cêntrica.

A segunda ruptura veio com o 9 / 11 ataques, porém esses eventos são interpretados. O impacto dos ataques transferido o lócus da formulação de políticas autoridade de volta aos Estados Unidos, como ator estatal, sob o signo da "guerra ao terror", "segurança mundial" e "longa guerra". Esta resposta anti-terrorista para 11/09 reivindicações produzido para envolver na guerra preventiva - "A Doutrina Bush". Esta política externa militarista foi posta em prática dando início a um 'choque e pavor "guerra contra o Iraque em março de 2003, apesar da recusa do Conselho de Segurança da ONU para apoiar os planos de guerra americanos.

Esta segunda ruptura transformou o mundo inteiro em um campo de batalha em potencial, com uma variedade de ostensivas e secretas operações militares e paramilitares, lançada pelos Estados Unidos sem a autorização adequada - quer no âmbito da ONU ou por deferência para com o direito internacional.

soberania seletiva

Além desta ruptura da ordem internacional liberal, o padrão contínuo de respostas a 11/09 envolve desrespeito aos direitos soberanos dos Estados do sul global, bem como a cumplicidade de muitos europeus e países do Oriente Médio na violação dos direitos humanos básicos direitos - por envolvimento em tortura, "entrega extrema" de suspeitos de terrorismo e de prestação de "locais negros", onde pessoas consideradas hostis para os EUA foram detidos e rotineiramente abusado.

A resposta a 11/09 também foi aproveitada pelos ideólogos neoconservadores que subiu ao poder na presidência de Bush para decretar a sua pré-ataque a grande estratégia, acentuando a mudança de regime no Oriente Médio - a começar pelo Iraque, apresentado como "fruto maduro 'que têm múltiplos benefícios, uma vez escolhido.

Estes incluíram as bases militares, os preços de energia mais baixos, garantindo o fornecimento de petróleo, a hegemonia regional - e promover israelense metas regionais.

A ruptura terceiros envolvidos na continuidade recessão económica mundial que começou em 2008 - e que produziu aumento generalizado do desemprego, a diminuição da qualidade de vida, e aumento dos custos para as necessidades básicas - especialmente alimentos e combustíveis. Estes desenvolvimentos têm demonstrado a desigualdade, abusos graves, ea deficiência da globalização neoliberal - mas não levou à imposição de regras destinadas a reduzir tais ganhos bastante desigual do crescimento económico - para evitar abusos de mercado, ou até mesmo para evitar colapsos periódicos mercado .

Este aprofundamento da crise do capitalismo mundial não está a ser resolvida - e visões alternativas, até mesmo o relançamento de uma abordagem keynesiana, têm pouco apoio político. Esta crise também expôs as vulnerabilidades da União Europeia para os desiguais forças exercidas pela variação das capacidades nacionais de doméstica para lidar com os desafios colocados. Todas essas preocupações econômicas são complicadas - e intensificou com o advento do aquecimento global e seus impactos dramaticamente desigual.

Uma ruptura quarto na governança global está associado com a turbulência não resolvida no Oriente Médio e Norte da África. Os levantes em massa popular que começou na Tunísia desde que a faísca que desencadeou incêndios no resto da região, especialmente o Egito. Estes desafios extraordinários para a ordem estabelecida ter vividamente inscrito na consciência política global a coragem ea determinação do povo, particularmente os jovens, que vivem nestes países árabes, que passaram por condições intoleráveis de privação material, desespero, alienação, a corrupção da elite e implacável opressão para a vida inteira.

Resistindo ao status quo

Os resultados destes movimentos de mudança no mundo árabe ainda não é cognoscível - e não ficou claro durante meses, senão anos, para vir. É crucial para os adeptos em cena - e ao redor do mundo - a não serem complacentes, como é certo que aqueles com interesses entrincheirados na antiga ordem opressiva e exploradora estão buscando restabelecer as condições anteriores, na medida do possível, ou pelo menos salvar o que podem.

Neste sentido, seria um erro ingênuo pensar que os resultados transformadora e emancipatória pode vir a eliminação de uma única figura odiada - como Ben Ali da Tunísia ou Mubarak no Egito - ou de seus círculos mais próximos. mudança significativa sustentável requer uma nova estrutura política, bem como um novo processo que garanta eleições livres e justas e adequadas oportunidades para a participação popular. A democracia real deve ser substantiva, bem como processual, trazendo segurança humana para as pessoas - inclusive cuidando das necessidades básicas, proporcionando um trabalho digno, e uma força policial que protege e não persegue. Caso contrário, as mudanças meramente adiar o momento revolucionário para um dia mais tarde, eo calvário de sofrimento em massa será retomada.

Para simplificar, o que continua por resolver é a natureza fundamental do resultado desses confrontos entre a população despertou regional e do poder estatal, com suas orientações autocrático e neoliberal. Será que este resultado seja transformadora, trazendo uma autêntica democracia baseada nos direitos humanos e uma ordem econômica que coloca as necessidades das pessoas à frente das ambições do capital? Se for, então será apropriado falar de "A Revolução Egípcia", "A Revolução da Tunísia" - e talvez outros países da região e da população para vir - como era adequado para descrever o resultado do Irã em 1979, como a Revolução Iraniana .

A partir desta perspectiva, um resultado revolucionário pode não necessariamente conduz a um resultado benevolente - para além de libertar a sociedade da velha ordem. No Irã, um regime opressivo recém repousando sobre um alicerce ideológico diferente emergiu, se contestado, após as eleições de 2009 por um movimento popular que se autodenomina a Revolução Verde. Até agora, esse uso de esperanças expressas "revolução" a palavra em vez de remeter para as realidades no terreno.

O que aconteceu no Irã - e aquilo que parecia fluir a partir da ofensiva desencadeada pelo Estado chinês na Praça de Tiananmen em 1989 - era "contra-revolução" - a restauração da velha ordem e da repressão sistemática dos aspectos identificados como participantes do desafio ao poder . Na verdade, as palavras implantado pode ser enganosa. O que a maioria dos seguidores da Revolução Verde pareciam procurar no Irã foi a reforma - a revolução, não - mudanças nas políticas de pessoal e, a protecção dos direitos humanos - mas nenhum desafio para a estrutura ou a constituição da República Islâmica.

Reforma vs contra-revolução

Não está claro se este movimento egípcio é actualmente suficientemente unificado - ou reflexiva - para ter uma visão coerente de suas metas para além se livrar de Mubarak. A resposta do Estado, além de tentar esmagar a revolta e até mesmo banir a cobertura da mídia, oferece, no máximo, promessas de reforma: eleições justas e livres e respeito pelos direitos humanos.

Permanece desconhecido o que significa - eo que vai acontecer durante - uma "transição ordenada" sob os auspícios de líderes temporários intimamente ligada ao antigo regime, que tendem a desfrutar de apoio entusiástico de Washington. Será uma agenda de reformas cosméticas esconder a realidade da política da contra-revolução? Ou será que as expectativas revolucionárias vêm à tona a partir de uma população despertou para sobrepujar os esforços de pacificação "dos reformadores? Ou, ainda, pode haver um mandato genuína de reforma, apoiada pelas elites e burocratas - dispositivo suficientemente ambiciosas mudanças na direção da democracia e justiça social para satisfazer o público?

Claro, não há nenhuma garantia - ou probabilidade - de que os resultados serão os mesmos, ou até mesmo semelhantes, nos diversos países submetidos a essa dinâmica de mudança. Alguns irão ver "revolução", onde "reforma" teve lugar, e poucos reconhecem na medida em que "contra-revolução" pode levar à quebra de promessas, mesmo modesta de reforma.

Em causa, como nunca desde o colapso da ordem colonial no Oriente Médio e Norte da África, é o desdobramento ea formação de auto-determinação em todo o mundo árabe, e possivelmente além.

Como essas dinâmicas afetará a agenda mais ampla regional não é evidente, nesta fase, mas não há qualquer razão para supor que o conflito israelo-palestiniano nunca será a mesma. Também é incerto como importantes atores regionais, tais como a Turquia ou o Irão pode - ou não - implantar a sua influência. E, claro, o comportamento do elefante não formalmente na sala é provável que seja um elemento crucial na mistura de algum tempo, para melhor ou para pior.



Richard Falk é professor emérito Albert G. Milbank de Direito Internacional na Universidade de Princeton e Professor Visitante Ilustre em Estudos Globais e Internacionais da Universidade da Califórnia em Santa Barbara. Ele é autor de numerosas publicações editadas e abrangendo um período de cinco décadas, mais recentemente, a edição do volume de Direito Internacional e do Terceiro Mundo: Reestruturação da Justiça (Routledge, 2008).

Ele está cumprindo seu terceiro ano de um mandato de seis anos como Relator Especial das Nações Unidas sobre direitos humanos palestinos.

As opiniões expressas neste artigo são do próprio autor e não refletem necessariamente a política editorial da Al Jazeera.

----------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário: