Visitantes Bem-Vindos na semana:

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Verde e Jasmine sangramento juntos - Opinião - Al Jazeera Inglês




Verde e Jasmine sangramento juntos - Opinião - Al Jazeera Inglês
----------------------------------------------------------------------------------

07/01/11

VERDE E JASMIM SANGRANDO JUNTOS.

Por "Hamid Dabashi":

O Sirocco democrático que está soprando para o leste bela do Norte de África tem ondulações refrescante e cheiro de jasmim maravilhosas sobre o Rio Nilo, em direção ao Golfo Pérsico, além do Mar Arábico, no Oceano Índico e direito para os confins do Irã e do Afeganistão e depois à direita na Ásia Central.

O triunfo da vontade democrática dos tunisianos - e agora egípcios - é uma vitória simultânea para as aspirações idênticas de iranianos que fez exatamente o que estamos testemunhando na Tunísia e no Egito um ano e meio antes e ainda não conseguiu alcançar o sonho como final.

Os iranianos dentro e fora de sua terra natal estão tendo um prazer redentor do sucesso rápido da revolta da Tunísia e no determinismo heróica dos egípcios. Embora eles ainda têm de desalojar um muito mais cruel e entrincheirado na ditadura que destruiu a sua terra e sua cultura distorcida por três décadas, estão a seguir com atenção meticulosa aos detalhes o dramático desenrolar dos acontecimentos na Tunísia e Egito.

No Facebook e Tweets, em websites e webcasts, fóruns de internet e portais de notícias transnacionais, e-mail-list serve e mensagens de texto - em persa, Francês, Inglês e Árabe, os iranianos ao redor do globo e repost post, assista e re-ver o clipes do YouTube e Al Jazeera córregos, seguindo o desenrolar dos acontecimentos, oferecendo consultoria, solicitando detalhes, felicitando os seus amigos tunisinos e egípcios, e colegas, e que já venha com o movimento cartazes e gráficos unir os seus destinos - "O futuro é nosso", diz um de persa, árabe e Inglês.

Fervor revolucionário

Esse prazer não precisa ser apenas indireto. Há todos os motivos reais para os iranianos a participarem na alegria e deleite de seus irmãos e irmãs da Tunísia e do Egito, para a disseminação da Revolução Jasmine, uma sólida vitória para o Movimento Verde de maneira muito precisa e medidos. Este vento de liberdade não conhece demarcação colonial fabricada ou racial. As causas dessas revoltas são os mesmas - do Afeganistão e do Irã para o Iraque e da Palestina, Tunísia e agora, a maior de todas as maçãs - a maçã cuja queda irá criar uma nova lei de Newton plenária sobre nós: o Egito! A causa raiz desses levantamentos é um desafio de uma política de desespero, uma economia da corrupção e da crueldade.


É imperativo que não os acontecimentos na Tunísia e no Egito não sejam assimilados para trás em uma recuperação de cegos e regurgitação habitual do nacionalismo árabe, como o clichê tentador da "Arab Primavera" parece ser nestes dias. Não é apenas como "árabes" que tunisianos se levantaram contra a tirania. Não é apenas como "árabes" que os egípcios se rebelaram contra o governo corrupto.

É como cidadãos traídos de repúblicas que lhes teriam sido negados desde o fim do colonialismo europeu, que tunisianos e egípcios, iemenitas e talvez outros da região, estão se levantando contra os tiranos que os governam - e os EUA e os interesses europeus que mantêm os tiranos no poder contra a vontade do seu próprio povo. O início do que o acúmulo de nações pós-coloniais é uma promessa adiada para todos aqueles na sombra estendida do colonialismo europeu, e não apenas o mundo árabe. Abusando da memória da história colonial, traumatizada com o golpe patrocinado pelos EUA de 1953, é a própria raison d'être da República Islâmica, e que a teocracia brutal já há muito perdeu.

As vitórias da Tunísia e do Egipto são vitórias para o Movimento Verde no Irã porque não é apenas a presença pesada dos EUA, que está profundamente preocupada com a perspectiva de perder seu principal aliado na região, mas a República Islâmica oportunista também está perdendo seus principais inimigos - e nesta região a perder inimigos é pior do que perder amigos. Sobre a totalidade do seu ciclo de vida, a República Islâmica tem sido beneficiária singular da política de desespero que governou a região, com as dores da Palestina como o epicentro desse oportunismo.

A banalidade dominante na República Islâmica tem sido e continua a ser o beneficiário direto de qualquer catástrofe que se abate sobre o mundo árabe e muçulmano, da Palestina e do Líbano ao Iraque e ao Afeganistão. Há um equilíbrio de terror na região entre os EUA e seus aliados regionais, por um lado a República Islâmica e os seus aliados sub-nacional (Hamas, Hezbollah eo Exército de Mahdi) do outro. Qualquer alteração em que o equilíbrio não seja apenas potencialmente prejudicial para os EUA, mas ainda mais para a República Islâmica, é bom para a causa da liberdade no Irã e na região. A vontade do povo na Tunísia e no Egito e talvez o resto do mundo árabe está negando a República Islâmica seu apetite insaciável por inimigos.

Há mais uma, igualmente poderosa forma em que o triunfo da Revolução Jasmine é um motivo de alegria para o Movimento Verde no Brasil. Durante o último ano e meio, os EUA / contingência neoconservador iraniano que tentou sequestrar (em vão) o Movimento Verde vem se repetindo ad nauseam o clichê falsa de que não há democracia sem o mantra de sua neoliberalismo - que a democracia eo livre mercado são as duas faces da mesma moeda.

Até agora as forças dentro do Movimento Verde, que têm lutado contra esse absurdo que simplesmente forneceu argumentos teóricos sustentado. Mas com a fuga espetacular de Ben Ali da Tunísia e Arábia Saudita dissipado a aura do que ilusão. Tunísia, Ben Ali foi o Banco Mundial eo FMI sonho molhado de ceder às receitas neoliberais. A União Europeia (França, Nicolas Sarkozy, em particular) estava tão satisfeito com as políticas neoliberais Ben Ali, ainda mais que o presidente Bush estava com seu papel em "luta contra o terrorismo", que considerou a Tunísia, uma extensão da UE.

E, no entanto, eis que, dentro desse paraíso que muito neoliberal, onde o suicídio desesperado de um jovem desempregado planeja incendiar a revolução, um ditador cruel e corrupto tinha usado o Estado para o benefício de luxo para si e, a sua família ainda mais corruptos inteiramente sem o conhecimento dos defensores da "causa do mercado livre é democracia".

Ao negar a República Islâmica suas necessidades insaciáveis por inimigos, e em expor a banalidade do pressuposto de que sem a ajuda dos EUA e da economia neoliberal não há democracia - a disseminação da Revolução Jasmine é também uma sólida vitória para o Movimento Verde.

"Hamid Dabashi" é professor de Estudos Hagop Kevorkian iraniano e Literatura Comparada na Universidade de Columbia.

As opiniões expressas neste artigo são do próprio autor e não refletem necessariamente a política editorial da Al Jazeera.
-------------------------------------------------------------------

Achei interessante nesta análise dos acontecimentos no Cairo, o fato de ser a primeira visão que trata as artimanhas dos ditadores do Islamismo a manterem o povo na opressão e na mizéria, como inimigo do povo árabe.
A maioria muçulmana egípcia não quer negar o islamismo, como também não quer o poder, mas sim uma vida melhor e decente, com perspectivas para seus filhos.
Não devemos esquecer como disse hoje o embaixador do Brasil no Cairo por telefone na TV: "30% dos jovens estão sem empregos; o salário mínimo é de sub-emprego =U$30 a 40,00 dólares/mes!; universátários que terminaram os estudos estão a 4 anos sem conseguir achar um emprego".

Não se trata de uma revolução religiosa, ou contra o Ocidente, se trata de uma revolta contra a situação econômica que atravessa o Egito e que começou em 1991, quando justamente o FMI resolveu impor suas condições para que o país melhorasse em troca de uma dívida milionária em armas para os EUA. Estabeleceu-se uma histeria de privatizações, colocando os preços outrora controlados pelo Estado e que o povo estava acostumado, ao sabor dos comerciantes e empresários, o que aos poucos foi impondo a carestia que se torna quase insuportável nos dias de hoje.

Tanto na Tunísia, como no Egito, como na Argélia, Jordânia e Iémem, o que levou o jovem tunisiano "Mohammed Bouazizi" a auto-imolação e o eco reverberado de sua ação na pça Tahri, foi apenas e tão sómente a desesperança no futuro de toda uma geração amordaçada sob ditaduras que, ora se auto-justificam pela suposta ameaça do islamismo tomar o poder com sua "Sharia" retrógada e radical, ora com a justificativa de que só o neo-loiberalismo do mercado, com seus preços livres e abusivos pode-se chegar a democracia.

De qualquer forma, quero só ver no que vai dar tudo isso, como vai se portar a geo-política do ocidente e dos EUA na região, e se essas revoluções tendem a se exaurir ou continuarão de outras formas, mais sutis ou mais violentas.

Pessoalmente, acho que as ditaduras árabes ou de maioria muçulmana de agora em diante tendem a sofrer mais pressões por parte das suas vítimas nos países em que atuam.

O jovem árabe quer ter a liberdade que o resto do mundo tem, liberdade de expressão, de informação, internete, melhores condições de vida, emprego, perspectivas mínimas de satisfação dos seus desejos e sonhos como todo jovem no mundo, não quer mais ter a vida pautada por um estoicismo compulsório e uma resignação com sua pobresa, que não corresponde aos das classes mais altas.

Como disse hoje um cartáz na praça Tahir na TV: "GAME OVER" - "O JOGO ACABOU".

---------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário: