Visitantes Bem-Vindos na semana:

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Protestos swell em Tahrir Square - Médio Oriente - Al Jazeera Inglês

Protestos swell em Tahrir Square - Médio Oriente - Al Jazeera Inglês ------------------------------------------------------------------------------------ Milhares de manifestantes pró-democracia foram despejados em Tahrir Cairo (Libertação) Praça de protestos contra Hosni Mubarak, presidente egípcio, entrou no seu 15 º dia, apesar de uma série de concessões anunciadas pelo governo.

Dezenas de milhares de manifestantes também saíram às ruas de Alexandria, a segunda maior cidade do Egito. Houve também relatos de um protesto em frente ao prédio do parlamento na capital. Testemunhas disseram que os manifestantes havia armado uma tenda em frente ao prédio e é provável que fique lá. De acordo com Hoda Abdel-Hamid, correspondente da Al Jazeera na capital egípcia, a multidão na praça Tahrir cresceu rapidamente na tarde de terça-feira, com muitos estreantes juntar manifestantes procuram expulsão imediata de Mubarak. Os recém-chegados disseram ter sido inspirada em parte pela liberação de Wael Ghonim, o executivo do Google, depois que ele disse foi duas semanas de detenção pelas autoridades de segurança do Estado.

Ghonim era a pessoa por trás de uma página chamada "Estamos todos, disse Khaled" no site de rede social Facebook, que está sendo creditado por ajudar a desencadear a revolta no Egito. "Eu vim aqui pela primeira vez hoje, porque este armário é um fracasso, Mubarak ainda está encontrando as mesmas caras feias ... não posso acreditar que acabou. Ele é um homem muito teimoso", Afaf Naged, um ex-membro do conselho de diretores da estatal Banco Nacional do Egito, disse. "Também estou aqui por causa de Wael Ghonim. Ele estava certo quando disse que o PND [Partido Democrático Nacional] é concluída.

Não há nenhum partido de esquerda, mas eles não querem admitir isso", disse ela. Amr Fatouh, um cirurgião, disse que participou dos protestos pela primeira vez também. "Espero que as pessoas continuam e mais pessoas virão. No início, as pessoas não acreditam que o regime cairia, mas isso está mudando", disse ele. Outro jornalista da Al Jazeera, relatórios da praça, disse que resolver os manifestantes parecia muito alto. Muitos disseram que não vão sair até que suas demandas sejam atendidas. Os manifestantes alegam ter composto um "hino revolução" para elevar o moral.

Enquanto isso, cerca de 20 advogados pediram Abdel Meguid Mahmoud, em geral do país, Ministério Público, para tentar Mubarak e sua família por supostamente roubar a riqueza do estado. Ibrahim Yosri, um advogado e um vice-ministro o ex-chanceler, elaborou a petição. As reformas constitucionais Mas a mensagem de Mubarak tem sido até agora que ele não irá embora até que seu mandato termina em setembro.

No entanto, em uma declaração feita na televisão estatal egípcia na terça-feira, Omar Suleiman, o país vice-presidente, disse que um plano estava no local para a transferência pacífica do poder. Ele anunciada a formação de duas comissões independentes para as reformas políticas e constitucionais.

Suleiman disse que uma comissão iria realizar alterações constitucionais e legislativas que permitam uma mudança de poder, enquanto uma comissão independente será criada para acompanhar a execução de todas as reformas propostas. As duas comissões vão começar a trabalhar imediatamente, disse ele. Suleiman destacou que os manifestantes não serão punidos e que uma comissão independente de inquérito independente seria criado para investigar a violência em 02 de fevereiro.

O governo tinha oferecido na segunda-feira um aumento salarial para os trabalhadores do sector público, mas o campo pró-democracia, disse que o governo havia concedido pouca terra para tentar acabar com a crise atual.

O aumento salarial] não significa nada", Sheriff Zein, um manifestante em Tahrir Square disse à Al Jazeera nesta terça-feira. "Talvez seja uma versão de curta duração para os trabalhadores ... mas a maioria das pessoas vão perceber o que é isso, é apenas um comprimido de aspirina, mas não é nada significativo". Além de Tahrir Square, a vida tem sido lentamente voltando ao normal em outras partes do Cairo com algumas lojas e bancos reabertura.

Turismo sector afectado No entanto, o setor turístico do país ainda está a sofrer, com a área em torno das pirâmides famoso restantes fechado. O banco Credit Agricole, diz que os protestos estão custando o Egito mais de US $ 300ma dia. "Há um monte de sentimentos públicos populares no Cairo, Egipto e mais ampla sobre o que os manifestantes estão tentando alcançar, mas ao mesmo tempo, as pessoas estão tentando voltar a viver a vida mais normal possível", disse o correspondente. Outro correspondente, também no Cairo, disse: ".

Existem divisões De um lado, as pessoas não concordam com as mensagens que saem da Praça Tahrir, mas por outro lado, o Egito é um país onde cerca de 40 por cento da população vive com diárias salários. " Andrew Al Jazeera Simmons, relatórios de Cairo, disse que uma batalha chamada por corações e mentes está acontecendo.

"Manifestantes anti-governamentais estão fazendo pressão para convencer o país que Mubarak precisa ir, mas alguns também não querem que o país mergulhar no caos", disse ele. "Há também uma luta para voltar à normalidade. Muitos querem voltar à vida normal, mas ao mesmo tempo, deseja que essa campanha para continuar."

-------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário: