Visitantes Bem-Vindos na semana:

domingo, 30 de novembro de 2008

TENTANDO ENTENDER OS ATENTADOS TERRORISTAS EM MUMBAI


Para se entender o que ta acontecendo em “Mumbai”-ex-Bombaim -, temos que pegar alguns dados da Índia – Capital – Nova Deli:

População: 1.080 bilhão – estimativo em 2005—estimativo em 2008: 1.132.446.000.

Cidades Principais: Nova Deli, Mumbai, Calcutá, Madras, Bangalore.
Composição da População: Indu-Arianos 72%; Drávidas 25%; Mongóis e outros 3%.
Idiomas: híndi (oficial)-e mais umas 20 línguas regionais tais como: telugo, bengali, marata, tâmil, urdu, gujarati, etc.

Religião: hinduísmo 80 %--islamismo 11% ( sunitas8%, xiitas 2,8%)—cristianismo 3,8%( católicos 1,7%, protestantes 1,9%,ortodoxos 0,2%)—Sikhismo 2 %, budismo 0,7%, jainismo 0,5%, outras 1,7%. (censo de 1991)

Como se vê, a religião ou facção que tem menor número de adeptos é a dos “cristãos ortodoxos, com 0,2%. O que na população do País significa algo em torno de 5,40 milhões !! (censo 2005).

Segundo informações da nossa Imprensa, os muçulmanos são apenas 13,4% da população indiana. Algo em torno de 154 milhões. ( 83,7% da população brasileira em 2007)! (censo 2008).

MUMBAÍ

Capital Financeira da Índia , abriga em seu território as principais Empresas multi- nacionais do planeta. Em seu aeroporto pousam todos os dias dezenas de aviões com 300 passageiros de todo o mundo.
Mal ou bem, coabitam na Cidade uma dezena de religiões e seitas diferentes.
Porém, afora a disputa de território que é antiga, o sistema de “castas” hindu, muito colaborou pra empurrar os muçulmanos para a “casta” mais baixa, considerando-os uma “classe” de pessoas para os serviços mais desprezíveis, como limpeza, etc.

Mumbai é uma das Cidades mais populosas da Índia : 18.000.000 de habitantes.
Densidade Demográfica: 27.000 hab/km² (!!)



Mumbai hoje possui além dos dois grupos religiosos principais,hinduísmo e islamismo, vários credos vistos só na Índia : os “jainas”,do hinduísmo, seus praticantes são estritamente vegetarianos; os “silkhs”,de turbantes e longas barbas; os “parses” oriundos do Zoroastro, adoradores do fogo,de origem persa; além de todas as outras religiões existentes na índia e da maior comunidade judaica no País. Uma “babilônia” de religiões, credos e seitas, mais o fanatismo islamita que antes de 1547 com a chegada dos portugueses .


Bharatiya Janata Party, BJP, partido nacionalista hindu, de tendência anti-islamismo vai capitalizar em muito esses atentados em Mumbai. A tendência é de exacerbamento dos preconceitos contra o islamismo.
Segundo dizem, a polícia discrimina os islamitas e acusações de maus tratos pelas autoridades são freqüentes .

Assim segue a vida numa das mais importantes cidades do mundo

Nenhum comentário: