Visitantes Bem-Vindos na semana:

domingo, 10 de outubro de 2010

Estado pode intervir para organizar a internet, diz ex-secretário francês das Comunicações - 10/10/2010 - UOL Notícias - Internacional

Estado pode intervir para organizar a internet, diz ex-secretário francês das Comunicações - 10/10/2010 - UOL Notícias - Internacional
----------------------------------------------------------------------------------------


Com todo respeito ao Secretário de Estado de Comunicações da França, mas sua arenga quanto à circulação de informações na Internet, parece mais um controle com vistas à censura do que qualquer outra intenção que queira justificar, como os gastos papos de “direito autoral”, ou de supostos boatos contra a honra alheia.

Participo da idéia da Internet como um Oceano Digital; de que assim como os achados em meio ao Oceano, em Águas Internacionais, pertence ao descobridor; o que estiver na Internet estará em “Mar Digital Internacional”, portanto de livre acesso a todos.
O contrário será um Internet pobre, reduzida a uma ferramenta de controle do Estado, via portais coniventes.

A mais democrática e revolucionária via de comunicação entre os homens pelo mundo não pode ser sufocada por medo de “boatos” de autoridades com telhado de vidro.
Como dizia o grande escritor inglês “Oscar Wilde”: “O pior é quando falam pelas costas e falam a verdade”. O mais ilustre endosso do dito popular: “Onde existe fumaça geralmente existe fogo”.

Quanto ao insistente papo de “direitos autorais”, sempre que uso uma informação captada na Internet procuro não esquecer o crédito devido a quem me forneceu a informação. Até como legitimação dos meus argumentos, quer sejam a favor ou contra.

Não podemos deixar que a Internet, o mais revolucionário meio de troca de informações e conhecimento, (a única forma de real democracia) existente no planeta, venha a se transformar em um imenso jornal como os que temos mundo afora, todos controlados por influentes setores das elites nativas.

De resto, que cada um saiba usar com o necessário filtro racional individual o que acessa, bem como ter critérios dígnos quanto ao que transmite.
Mas que ninguém venha querer dizer o que devo acessar ou transmitir.

Pelo livre acesso a livre difusão de fatos e conhecimentos na Internet!

--------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário: