Visitantes Bem-Vindos na semana:

domingo, 13 de março de 2011

JAPÃO: TERREMOTO E TSUNAMI

=-------------------------------------------------------

------------------------------------------------



JAPÃO: TERREMOTO E TSUNAMI
13/03/11

O Japão sofreu na sexta-feira passada, 11/03/11, as 14,46 horas, horário local, 2,30 da madrugada horário de Brasília, o pior terremoto de sua história causando uma catástrofe como não se via a 75 anos. O terremoto atingiu os 9ºgraus na escala Richet, o mais forte nos últimos 140 anos, destruindo estradas, casas e, provocando um “Tsunami” com ondas de 10 metros de altura que submergiu cidades costeiras inteiras, levando carros, contêineres das docas, casas, como se fossem de papel. Grandes barcos e até navios eram levados por grandes ondas de encontro às costas marítimas.

Por ter uma topografia plana em grande parte das suas costas marítimas, as ondas com imensos volumes de água invadiram grandes regiões com uma força imensa, levando consigo tudo que encontravam, destruindo cidades como se fossem de papelão. A cidade de Sendai foi uma das fortemente atingidas. As cenas nos vários vídeos colocados no Youtube, dão uma visão surpreendente da tragédia.

Como o Japão é todo “coberto” por câmeras, nas ruas, nos portos, nos bairros, em pequenas cidades, a tragédia foi sem dúvida a mais fácil da mídia noticiar com milhares de cenas contundentes do terrível evento, além do que, todo japonês desde criança anda com um celular na mão, milhares de fotos foram postadas na internet.

A cidade de SENDAI, muito atingida:
http://noticias.uol.com.br/ultnot/multi/?hashId=devastao-marca-cidade-japonesa-atingida-por-tsunami-040298366AE0A97327&mediaId=9758561


Explosão em duas Usinas Nucleares na cidade de Fukushima, norte do Japão. O país, segundo consta, possui 54 reatores atômicos instalados em 17 Usinas Nucleares.
Dois deles foram atingidos pelo terremoto devido a falta de energia elétrica em grande parte do país; o reator atômico precisa ser continuamente resfriado por um sistema de bombeamento de água, sistema esse que é elétrico.

http://noticias.uol.com.br/ultnot/multi/?hashId=exploso-de-usina-agrava-crise-nuclear-no-jap-04021B3666D0A97327&mediaId=9754366

É preciso lembrar que 30% da matriz energética do Japão provém de Usinas de nergia Atômica.
O Japão é um país pequeno, sem espaço físico para grandes usinas e nem tem grandes rios. A Usina Atômica para geração de energia elétrica de que tanto necessita o país, (terceira economia mais desenvolvida do planeta), foi a única forma encontrada para produzir a energia necessária para o desenvolvimento japones.
--------------------------------------------

Foram muitos os estragos do tsunami:
http://noticias.uol.com.br/ultnot/multi/?hashId=imagens-mostram-os-estragos-em-vrias-cidades-no-jap-0402183770CCA97327&mediaId=9753870

http://noticias.uol.com.br/ultnot/multi/?hashId=cenas-da-tragdia-no-japo-confira-imagens-do-terremoto-04021C3870C4A97327&mediaId=9751888

São vários os vídeos no Youtube sobre a catástrofe, todos com cenas impressionantes. Mais uma triste tragédia na história desse país, exemplo de obstinação, perseverança e diligência na superação das desgraças que já enfrentou e não foram poucas.

Hoje, o Bco Central japonês injeta 70Bilhões de yenes, (61bilhões de euros), no mercado para evitar a alta do yen. A Bolsa de Tókio, uma das mais relevantes do mundo, despencou 5% nas primeiras horas de hoje.
Governo teme uma corrida aos Bancos por pessoas desesperadas por dinheiro, pois não teriam dinheiro para satisfazer a todos.

Já há uma estimativa de perdas totais para o país em torno de U$100Bilhões; maior do que o Governo pagou no terremoto de Kobe em 1995, U$72Bilhões.

Hoje, 10,00horário local, autoridades confirmam que as instabilidades dos reatores de Fukushima estão bem acima do tolerável; 200.000 pessoas foram evacuadas da região próxima a Usina.

Assim, o pequeno Japão enfrenta mais uma tragédia em sua história. Um país exemplo de superação, de obstinada e diligente perseverança no enfrentamento de suas desgraças e catástrofes, que não tem sido poucas.E mais uma vez terá de dar mostras da grandesa da força do seu povo, enquanto ainda conta seus mortos, busca encontrar os desaparecidos, em mais esta tragédia.

Minha modestíssima solidariedade para com o povo japonês.

---------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário: