Visitantes Bem-Vindos na semana:

sexta-feira, 18 de março de 2011

OBAMA NO BRASIL

--------------------------------------------------------------------------

OBAMA VEM AO BRASIL.
17/03/11

Não vejo nada demais na vinda do Presidente dos Estados Unidos ao Brasil, afinal recebemos George W.Bush em março de 2007, mesmo mês em que a quatro anos atrás tinha dado início a invasão do Iraque. Claro que a coincidência do mesmo mês, com apenas um dia a menos de Bush, pode até causar comichões nos esotéricos ou alimentar a idéia do culto do “viralatismo” tipo, é o mês dedicado ao “quintal” pelo “Impérium”. O que é lamentável.

O presidente Obama vem ao Brasil pela primeira vez para estreitar relações com a presidenta Dilma Rousseff, falar sobre petróleo; sedimentar o negócio dos “Caças F18
Hornet” para a FAB; superar suas “derrotas” políticas internas; mostrar que os EUA podem conviver perfeitamente com o neo-bolivarianismo na América Latina; apaziguar sentimentos anti- norte-americanos; e de quebra dar um passeio na famosa “Cidade Maravilhosa”. Não é pouco para o presidente de um país com a pior imagem bélica no mundo dos anos 50 prá cá. Que junto a outros países acaba de convencer a ONU no "bloqueio aéreo" a Líbia e tudo mais que isso representa.

O que me deixa indignado e ver notícias tipo: “ As crianças da Cidade de Deus esperam ansiosas para jogar bola com Obama”, note-se que não se trata do uso de crianças de um bairro da classe média alta, mas sim de uma Favela urbanizada. O que pensar da manchete num grande site brasileiro: “O Rio vai estender o Carnaval para a chegada de Obama”; há nos levar a pensar que haverá um novo desfile na Sapucaí.

Sei que existe toda uma política pró revalorização do turismo no Rio de Janeiro, principalmente após as cenas contundentes das Forças Armadas do país contra a sua própria população, e não adianta dizer que a coisa não foi bem assim, porque no Exterior foi isso o que viram na TV e na Internet. Independente do mérito das ações da polícia carioca e do aparato bélico contra habitantes dos morros cariocas, a maioria de bermuda, sem camisa e de chinelo, perplexa, vendo soldados em posturas de guerra nas calçadas, com Tanques de Guerra passando por cima de carros, etc.
Não foram poucos os comentários nas ruas e na internet de que o Governo do Rio estava limpando os morros da Cidade Maravilhosa para os eventos esportivos que deverá abrigar nos próximos anos.

O fato é que o Presidente dos EUA vem ao Brasil por motivos específicos e bem pragmáticos.

Porém, o que me intriga, é qual será o teor do discurso do presidente dos EUA em público para o povo brasileiro através da platéia carioca?
O que de tão importante, a ponto de justificar cerca de 1000 homens entre policiais brasileiros, agentes da CIA, tanques de guerra fechando quarteirões, helicópteros, fechamento do espaço aéreo do Rio, atiradores de elite em cima dos prédios no tradicional bairro da Cinelândia, coração da cidade do Rio de Janeiro, para a segurança do ilustre discursante?
Vão até fechar o “Bar Amarelinho”, famoso por NUNCA ter fechado, até agora.

Fora o Papa João Paulo II, na condição de representante máximo da Igreja católica, não lembro de nenhum outro chefe de Estado vir em público discursar para o povo brasileiro

Enfim, não sei o que vai o Presidente Barack Obama falar para o povo brasileiro, mas de repente penso: Em que outro país o presidente dos EUA teria um palanque para falar em público à vontade?

----------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário: