Visitantes Bem-Vindos na semana:

sábado, 5 de março de 2011

OS DESIQULÍBRIOS GLOBAIS SEM LÁGRIMAS

------------------------------------------------------------------------


---------------------------------------------------------------------
http://english.aljazeera.net/indepth/opinion/2011/03/201133114346397254.html#

POR Kenneth Rogoff

De todo o texto, coloco aqui apenas uma parte que me pareceu muito interessante por ter vindo de um Ex-Economista Chefe do FMI:

...( Infelizmente, estamos muito longe do mundo ideal em que os mercados financeiros com partilha de riscos de forma eficiente. Dos aproximadamente US $ 200 trilhões em ativos financeiros globais, hoje, quase três quartos estão em algum tipo de instrumento de dívida, incluindo os empréstimos bancários, títulos corporativos e títulos do governo. O mercado de derivativos, certamente ajuda a espalhar o risco mais amplamente do que este cálculo superficial implica, mas as arquibancadas ponto básico.

A inadimplência

Certamente, há algumas boas razões econômicas para que os credores têm um apetite insaciável por dívidas. Existência de informação imperfeita e dificuldades no monitoramento das empresas colocam obstáculos significativos ao idealizado instrumentos de partilha de riscos.

Mas a política distorções induzidas também desempenham um papel enorme. sistemas de muitos países fiscal extremamente favorável da dívida sobre o capital próprio. O boom imobiliário nos Estados Unidos nunca teria alcançado as proporções que ele fez, se os proprietários tinham sido incapazes de tratar os pagamentos de juros sobre empréstimos para habitação como uma dedução fiscal.

Empresas são autorizadas a deduzir os juros sobre os títulos, mas os dividendos das ações são efetivamente tributados à ambas as empresas e para o nível individual.

Os bancos centrais e ministérios das finanças também são cúmplices, pois a dívida fica socorrida muito mais agressiva do que a equidade não. Mas, contrariamente à retórica populista, não é apenas rica, os obrigacionistas bem relacionado que ficam salvos. Muitos pequenos poupadores colocar as suas poupanças em fundos chamados money-market que pagar um prémio mais comuns depósitos garantidos pelo governo federal.

Eles não deveriam esperar para enfrentar o risco? No entanto, um momento crítico da crise foi quando, pouco depois de meados de Setembro de 2008 o colapso do Lehman Brothers, um fundo do mercado monetário "quebrou o fanfarrão" e não podia pagar 100 centavos de dólar. É claro que foi socorrida junto com todos os outros fundos do mercado monetário.).
----------------------------------------------------------------------------

Tres quartos de U$200trilhões de ativos financeiros globais estão aplicados em dívidas de governos...(!!)...Pô, e quem está pagando os juros dessa imensa agiotagem de uma minoria internacional, são os povos dos países, de forma mais cruel os das bases piramidais.

----------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário: