Visitantes Bem-Vindos na semana:

quarta-feira, 9 de março de 2011

UMA REVOLUÇÃO CONTRA O NEO-LIBERALISMO?




-----------------------------------------------------------------------

Uma importante visão, uma radiografia esclarecedora e contundente do Neo-Liberalismo.

Há que se ler com a devida atenção, para ver como texto tem inúmeras similaridades com o que vem acontecendo nas últimas décadas no Brasil como em toda a América Latina, principalmente quando fala de Governantes e a conivência com poderosos conglomerados internacionais.

----------------------------------------------------------------------


Uma Revolução contra o neo-liberalismo?

Tradução melhorada do Google, do "Al Jazeera" .

Por “Walter Ambrust”

Em 16 de fevereiro eu li um comentário que foi publicado na página do Kullina Khalid Saed's ("são todos Nós Khaled Said"), página no Facebook administrado pelo agora muito famoso Wael Ghonim. Nessa época ele já estava lá há cerca de 21 horas. O comentário se refere a notícia de um relatório que os governos europeus estavam sob pressão para congelar contas bancárias dos membros recentemente deposto do regime de Mubarak. O comentário dizia: "uma excelente notícia ... a gente não quer se vingar de ninguém ... é um direito de todos nós para responsabilizar qualquer pessoa que tem prejudicado essa nação .... Por lei, a nação quer o dinheiro que foi roubado porque esse é o dinheiro dos egípcios, 40 por cento dos quais vivem abaixo da linha da pobreza. "

Até o momento eu não tinha embalado neste fio de conversa, 5.999 pessoas tinham clicado o botão "como", e cerca de 5.500 haviam deixado comentários. Eu não tentei a tarefa hercúlea de ler todos os cinco mil comentários estranhos (e sem dúvida mais estão sendo adicionados enquanto escrevo), mas uma pesquisa bastante longa não deixou dúvida de que a maioria dos comentários foram feitos por pessoas que clicaram no "como" ícone na página do Facebook. Havia também alguns apoiadores do regime, e outros por pessoas que não gostam do culto à personalidade que surgiu em torno do Sr. Ghoneim.

Esta discussão Facebook é sintomática do momento. Agora que o regime de Mubarak tem caído, um impulso para contabilizar seus crimes e identificar seus cúmplices veio à tona. Os cantos, músicas e poesia realizado em Midan al-Tahrir sempre conteve um elemento de raiva contra haramiyya (ladrões) que se beneficiaram da corrupção do regime.
Agora, as listas de adeptos do regime estão circulando na imprensa e na blogosfera. Mubarak e seus parentes mais próximos (filhos Gamal e 'Ala') estão sempre à frente dessas listas. Artigos sobre as suas riquezas pessoais dão valores tão baixos como $ 3 bilhões a US $ 70 bilhões (o maior número foi repetido por muitos 'manifestantes em várias ocasiões). Ahmad Ezz, o Secretário-Geral do deposto Partido Nacional Democrático e o maior magnata do aço no Oriente Médio, é suposto ser ter US $ 18 bilhões. Zohayr Garaña, ex-ministro do Turismo, US $ 13 bilhões. Ahmad al-Maghrabi, ex-ministro da Habitação , US $ 11 bilhões. O ex-ministro do Interior, Habib Adli, odiado por sua supervisão de um estado policial abusivo, incrivelmente, também conseguiu acumular $ 8 bilhões - nada mal para um funcionário público da vida.


Esses números podem ser imprecisos. Eles podem ser muito baixo, ou talvez muito alto, e nós podemos nunca saber exatamente porque grande parte do dinheiro está fora do Egito, e governos estrangeiros só investigam as transações financeiras de membros do regime de Mubarak se o governo egípcio fizer uma solicitação formal para eles fazê-lo. Seja qual for o número verdadeiro, a corrupção do regime de Mubarak não está em dúvida. O menor valor cotado para a riqueza pessoal de Mubarak, de "apenas" $ 3 bilhões, é condenável o suficiente para um homem que ingressou na Força Aérea em 1950 na idade de 22, embarcando em um ano de carreira e sessenta de "serviço público".

Um problema sistêmico

A caça aos comparsas bilhonários do regime "pode ser uma inclinação natural da era pós-Mubarak, mas também poderia desviar os esforços para reconstituir o sistema político. Os generais que agora governam o Egito estão, obviamente, felizes em deixar os políticos tomarem conta da situação. Seus nomes não foram incluídos nas listas das pessoas mais notoriamente corruptas da era Mubarak, embora na realidade os altos escalões das Forças Armadas têm sido beneficiários de do mesmo sistema, procuram mostrar mais os números dos enriquecidos civis como se fossem mais importante aos olhos do público, exemplo de Ahmad Ezz e Habib Al-Adly.

Apesar dos ganhos macroeconômicos, dezenas de milhões de egípcios vivem ainda na pobreza [EPA]
Não é fácil descrever a exploração descarada do sistema político para ganho pessoal e como a corrupção se como a árvore na floresta. Esta exploração é certamente um atentado contra cidadãos egípcios, mas chamando-a de corrupção sugere que o problema é aberração específica de um sistema que poderiam funcionar sem problemas. Se este fosse o caso, os crimes do regime de Mubarak poderiam ser atribuído simplesmente ao seu caráter ruim: mudar as pessoas e os problemas vão embora. Mas o problema real com o regime não era necessariamente que os membros do alto escalão do governo eram ladrões em um sentido comum. Eles não necessariamente roubavam diretamente do Tesouro. Ao contrário, eles foram enriquecidos por meio de uma confusão entre política e negócios, sob o pretexto de privatização. Isso foi menos uma violação do sistema de negócios como de costume. Egito de Mubarak, em poucas palavras, era um estado neoliberal por excelência.

O que é neoliberalismo? Em sua breve história do neoliberalismo, o eminente geógrafo social David Harvey delineava: "uma teoria das práticas político-econômicas que propõe que o bem-estar humano pode ser mais avançado, liberando as liberdades individuais e competências empreendedoras dentro de um quadro institucional caracterizado por fortes direitos de propriedade privada, mercados livres e o livre comércio ". Estados neoliberais garantem, pela força se necessário, o "bom funcionamento" dos mercados. Onde os mercados não existem (por exemplo, no uso da terra, água, educação, saúde, segurança social ou a poluição ambiental), então o Estado deve criá-las.

Garantir a inviolabilidade dos mercados é suposto ser o limite das funções do Estado, e as intervenções do Estado devem ser sempre subordinadas aos mercados. Todo comportamento humano, e não apenas a produção de bens e serviços, pode ser reduzida a operações de mercado.
E a aplicação do neoliberalismo utópico no mundo real leva a sociedade deformada, tão certo como aconteceu na aplicação do comunismo utópico.

Retórica versus realidade

Duas observações sobre a história do Egito e de como um Estado neoliberal se concatena em ordem. , Primeiro Mubarak no Egito primeiro foi considerado na vanguarda do estabelecimento de políticas neoliberais no Oriente Médio (ONU não por coincidência endossou Ben Ali na Tunísia). Em segundo lugar, a realidade da economia política do Egito durante a era Mubarak foi muito diferente da retórica, como foi o caso em todos os neoliberais, para citar outro estado, o do Chile ou a Indonésia. O cientista político Timothy Mitchell publicou um ensaio revelador sobre a marca do Egito do neoliberalismo, em seu livro Estado de Peritos (o capítulo
intitulado "Dreamland" - nome de um conjunto habitacional construído pela Ahmad Bahgat, um dos comparsas Mubarak agora desacreditado pela queda do regime ). A essência do retrato de Mitchell do neoliberalismo egípcio era que, enquanto o Egito foi elogiado por instituições como o Fundo Monetário Internacional como um farol de sucesso do mercado livre, as ferramentas padrão para as economias de medição deu uma imagem inadequada e bruta da economia egípcia. Na realidade, o unfettering - (livre de obrigações) - dos mercados e da agenda da privatização foram aplicados irregularmente na melhor das hipóteses.

As únicas pessoas para quem o neoliberalismo egípcio trabalhou "by the book" eram os membros mais vulneráveis da sociedade, e sua experiência com o neoliberalismo não era uma imagem bonita. trabalho organizado foi ferozmente reprimido. A educação pública e dos sistemas de saúde foram destruídos por uma combinação de negligência e de privatização. Grande parte da população sofreu salários estagnados ou em queda em relação à inflação. O desemprego oficial foi estimado em cerca de 9,4% no ano passado (e muito maior para a juventude, que encabeçou a Revolução de 25 de janeiro), e cerca de 20% da população se diz viver abaixo da linha de pobreza definida como dois dólares por dia por pessoa.

Para os ricos, as regras eram muito diferentes. O Egito não fez tanto encolher seu sector público, como a doutrina neoliberal queria, como ele os recursos públicos redistribuídos em benefício de uma pequena elite, os já ricos. Privatização previa ganhos para os indivíduos politicamente bem relacionados, que poderiam comprar ativos de empresas estatais por muito menos do seu valor de mercado, aluguéis ou manipulações a partir de diversas fontes, tais como o turismo e a ajuda externa. Grandes proporções dos lucros feitos por empresas que forneceram materiais básicos de construção, como aço e cimento vieram de contratos com o governo, uma parte dos quais por sua vez, foram relacionadas com a ajuda de governos estrangeiros.

Mais importante ainda, a função muito limitada para o Estado recomendada pela doutrina neoliberal em abstrato se transformou em sua cabeça na realidade. Os negócios de Mubarak no Egipto e do Governo foram tão fortemente entrelaçados que muitas vezes era difícil para um observador de fora distinguir o público do pessoal. As conexões políticas eram o caminho mais seguro para lucros astronômicos, os empresários tinham incentivos poderosos para comprar um cargo político nas eleições falsamente executadas pelo Partido Democrático Nacional. Fosse qual fosse a concorrência, não era para os lugares sentados da Assembléia do Povo e do Conselho Consultivo locais, principalmente no PDN. Non-NDP representação no parlamento pelos partidos de oposição era estritamente uma questão de cálculo político feito para uma dada eleição: Fazer média com alguns candidatos independentes, conhecido por serem afiliados com a Irmandade Muçulmana em 2005 (e ajustados fora dos tremores de medo em Washington); ditar dominação NDP total em 2010 (e claro o caminho para uma nova rodada de espera na distribuição de bens públicos como "privados" dos investidores).

Paralelos com a América

A economia política do regime de Mubarak foi moldada por muitas correntes na história do Egipto, mas suas grandes linhas não eram de forma única. Histórias semelhantes podem ser contadas por todo o resto do Oriente Médio, América Latina, Ásia, Europa e África. Em todo o mundo onde o neoliberalismo foi experimentado, os resultados são semelhantes: viver de acordo com o ideal utópico é impossível; medidas formais das disparidades nas atividade econômicas, máscaras enormes nas fortunas dos ricos para pobres, as elites se tornam "mestres do universo", usando a força para defender suas prerrogativas, e manipulando a economia a seu favor, mas nunca viver em qualquer coisa parecida com os mundos exageradamente marketizados que são impostas sobre os pobres.

O desemprego foi uma queixa principal para milhões dos egípcios manifestantes [EPA]
A história deve soar familiar para os americanos também. Por exemplo, as grandes fortunas da era Bush, gabinete membros Donald Rumsfeld e Dick Cheney, através do seu envolvimento com empresas como Halliburton e pela Gilead Sciences, são o produto de um sistema político que permite que eles - mais ou menos legalmente - para ter um pé plantado no "negócio" e outro no "governo" a tal ponto que a distinção entre eles torna-se turva. Políticos movimentam-se do escritório para a sala de reuniões para a organização de lobby e de volta.

Como dogma neoliberal desautorizando qualquer papel legítimo para o governo que não guarda a santidade do livre mercado, a história americana recente tem sido marcado pela constante privatização de serviços e recursos anteriormente fornecidos ou controlados pelo governo. Mas é, inevitavelmente, aqueles com acesso mais próximo ao governo estão melhor posicionados para lucrar com as campanhas do governo, para vender as funções que já eram realizadas. Não é apenas republicanos que estão implicados nesta corrupção sistêmica. Clinton era secretário de envolvimento do Tesouro Robert Rubin, com o Citigroup, não suporta um exame minucioso. Lawrence Summers deu apoio crucial para a desregulamentação dos contratos de derivados financeiros, enquanto Secretário do Tesouro no governo Clinton; e lucraram consideravelmente com as empresas envolvidas nas mesmas práticas durante o trabalho de Obama (e, claro, derivados desregulados foram um elemento-chave na crise financeira que levou a uma ajuda federal maciço de todo o setor bancário).

Portanto, em termos egípcios, quando secretário-geral do PND Ahmad Ezz monopolizam o mercado do aço e recebem contratos para construir projetos de construção público-privada, ou quando o ex-ministro do Parlamento Talaat Mustafa comprando vastas extensões de terra para o desenvolvimento da habitação de luxo sem a Madinaty ter de se envolver em um processo de licitação (mas com o benefício de estradas e infra-estruturas fornecidas pelo Estado), eles podem ter praticado a corrupção lógica e moralmente. Mas o que eles estavam fazendo era também tão americano quanto a torta de maçã, pelo menos no âmbito das últimas duas décadas.

No entanto, no atual clima da situação, mais importante não é a depredação do regime de Mubarak deposto e seus comparsas. É um pouco o papel dos militares no sistema político. É o exército que agora governa o país, ainda como um poder transitório, assim como a maioria dos egípcios esperam. Não representantes dos escalões superiores das forças armadas egípcias aparecer em várias listas dos aliados do velho regime que precisam ser chamados a prestar contas. Por exemplo, o título da 17 ª edição de fevereiro da Ahrar , o órgão de imprensa do Partido Liberal, foi estampada com a manchete: "Reservas financeiras do Total Corruptos 700 bilhões de libras [cerca de 118.000 milhões dólar] em 18 países."

Uma grande potência económica

Mas o artigo não disse uma única palavra sobre o lugar dos militares neste roubo épico. Os militares foram, no entanto parte do capitalismo de compadrio da era Mubarak. Após carreira relativamente curta na oficiais militares de alta patente são recompensados com vantagens tais como posições altamente lucrativo nos conselhos de administração de projetos habitacionais e centros comerciais. Alguns destes são essencialmente empresas do sector público transferido para o sector militar, quando impostas pelo FMI os programas de ajustamento estrutural necessário reduções no setor civil pública.

Mas os generais também receber as ameixas do setor privado. Os gastos militares em si também foi lucrativa, porque inclui tanto o orçamento de um Estado e de contratos com empresas americanas, que desde que o hardware e conhecimentos técnicos. Os Estados Unidos forneceram a maior parte do financiamento para esses gastos sob regras que exigiam uma grande quantidade de dinheiro para ser reciclado para empresas americanas, mas todos esses acordos necessários intermediários. Quem melhor para atuar como intermediário de contratos de ajuda externa americana que os homens do serviço militar mesmo designado como o destinatário dos serviços pagos por essa ajuda? Neste contexto, o complexo industrial-militar egípcio voltou a roubar uma página do manual do americano, na verdade, na medida em que as forças armadas egípcias se beneficiaram da ajuda externa norte-americana, o Egito era parte do complexo militar-industrial americano, que é famoso por seu sistema de revolving-door de reciclagem de militares reformados como lobistas e funcionários de empreiteiras de Defesa.

Por isso, é quase impensável que os generais do Conselho Supremo Militar vão permitir de bom grado as mudanças que não sejam cosméticas na economia política do Egito. Mas eles poderiam ser obrigados a fazê-lo a contragosto. O Exército é uma força contundente, mas não é adequada para controlar a multidão de manifestantes. A última declaração do Conselho Supremo Militar reiterou a legitimidade das reivindicações dos movimentos pró-democracia, e a exigência de que as manifestações cessem para o país poder voltar ao trabalho. Se as manifestações continuarem até o ponto que o Supremo Conselho Militar sentir que já não pode tolerá-las, então os soldados que serão ordenados para colocá-los para baixo (na verdade, em algumas contas já foram encomendados para colocá-los logo no início da revolução mas se recusaram a fazê-lo) com força mortal, não são os mesmos generais que faziam parte da corrupção Mubarak era, mas outros.

Manifestantes pró-democracia e seus simpatizantes, muitas vezes repetiram o slogan: "o exército e as pessoas são uma mão", e "o exército é de nós." Eles tiveram os recrutas em mente, e muitos não tinham conhecimento de como foram as grandes diferenças entre os interesses dos soldados e os generais. Entre os recrutas e os generais há um corpo de oficiais de nível médio profissional cuja lealdade tem sido objeto de muita especulação. Os generais, por sua vez, querem manter seus privilégios, mas não para governar diretamente. Prolongadas regras diretas deixam os oficiais do Conselho Supremo Militar vulneráveis a questionamentos de outros oficiais que foram deixados do lado de fora. Além disso, o governo direto tornaria impossível para esconder que os oficiais de elite não são na verdade parte da "mão única", constituído do povo e do exército (recrutas). Eles são logicamente vez no mesmo campo, como Ahmad Ezz, Safwat al-Sharif, Gamal Mubarak, e Habib al-Adly - precisamente os nomes que constam dessas listas a fazer as rondas de membros do regime e companheiros que deveriam enfrentar o julgamento.

Finalmente a intensa especulação sobre quanto dinheiro o regime de Mubarak roubou, e quanto as pessoas podem esperar da bomba de volta para a nação, é uma falsa questão. Se o valor passa a ser $ 50 bilhões ou US $ 500 bilhões, não importa, se o país continua a ser um estado neoliberal dedicada (nominalmente) para fundamentalismo do mercado livre para os pobres, enquanto a criação de novos activos privatizados que podem ser reciclados para iniciados político para os ricos. Se alguém procura pistas sobre o quão profundamente a Revolução 25 de janeiro irá reestruturar o Egito, seria melhor olhar para questões como que tipo de conselho do governo provisório de generais solicita no cumprimento do seu mandato para voltar a tornar o governo egípcio.
O período de governo militar, provavelmente será tão curto como anunciado, seguido, espera-se, por um governo interino civil para um período especificado (pelo menos dois anos) durante o qual os partidos políticos estão autorizados a organizar no terreno, em preparação para eleições livres. Mas os governos provisórios têm uma maneira de tornarem-se permanente.

Tecnocratas ou ideólogos?

Por vezes ouve solicitação a criação de um governo de tecnocratas ", que assumiria a questões práticas de governança. "Tecnocrata" sons neutros - um técnico que iria tomar decisões de princípio "científico". O termo é freqüentemente aplicada a Butros Ghali Yusuf, por exemplo, o ex-ministro da Fazenda, que era um dos meninos de Gamal Mubarak, traz para o governo, em 2006, aparentemente para facilitar o caminho para o filho do presidente para assumir o poder. Ghali é agora acusado de ter apropriado LE 450 milhões para a utilização de Ahmad Ezz.

Uma vez eu sentei ao lado Ghali em um jantar durante uma de suas viagens ao exterior, e tive a oportunidade de perguntar a ele quando o governo egípcio estaria disposto a ter eleições livres. Sua resposta foi a trote fora da linha regime agora desacreditada de que as eleições eram impossíveis, porque a democracia real que resultaria no poder Irmandade Muçulmana no comando. É concebível Ghali vai bater o cargo onde especificamente canalizava dinheiro do Estado para Ahmad Ezz. Mas, como um dos principais arquitetos dos programas de privatização do Egito, ele não pode ignorar que ele era facilitador do sistema que permitiu que o império do aço Ezz, simultaneamente, destruindo os sistemas de educação e saúde do Egito cuidado.

O exército egípcio controla uma série de empresas, desde fábricas a hotéis [EPA]
A última vez que encontrei a palavra "tecnocrata", foi em Klein do livro de Naomi A Doutrina doChoque - uma acusação searing do neoliberalismo, que argumenta que o fundamentalismo do livre mercado promovida pelo economista Milton Friedman (e imensamente influente nos Estados Unidos) é baseada na reestruturação econômica na sequência de perturbações catastróficas porque normalmente o funcionamento das sociedades e sistemas políticos nunca iria votar a favor. Interrupções podem ser naturais ou sintéticas, tais como ... revoluções.

Os capítulos de A Doutrina do Choque sobre a Polónia, Rússia e África do Sul uma leitura interessante no contexto da revolução do Egito. Em cada caso, quando os governos (comunista ou apartheid) desmoronaram, "tecnocratas" foram trazidos para ajudar os países que eram, de repente, sem governos funcionais, e criar a infra-estrutura institucional para seus sucessores. Os tecnocratas sempre parecia ter dispensado uma forma do que Klein chama de "terapia de choque" - a instituição de programas de privatização de varredura antes das populações atordoadas poderrem considerar suas opções de voto e, potencialmente, menos opções ideológicas contra seus próprios interesses.
A última grande onda de revoluções ocorreram em 1989. Os governos que estavam em colapso, em seguida, eram comunistas, e que a substituição de "momento de choque" de um sistema extremamente econômico com o seu oposto parecia previsível e muitas vezes até natural.
Uma das coisas que fazem as revoluções egípcias e tunisianas potencialmente importantes em escala global é que elas ocorreram em estados que foram já neoliberalizados. A falta completa de neoliberalismo para entregar como bálsamo ao "bem-estar humano" para a grande maioria dos egípcios foi uma das principais causas da revolução, pelo menos no sentido de ajudar a milhões de pessoas que não estavam ligados aos meios de comunicação social para entrar as ruas do lado de ativistas pró-democracia.

Mas a Revolução de 25 de janeiro ainda é um "momento de choque". Ouvimos as chamadas para trazer os tecnocratas, a fim de reavivar uma economia atordoada e somos informados a cada dia que a situação é fluida, e que há um vácuo de poder na sequência da não apenas o NDP em desgraça, mas também a desacreditada jurisdição dos partidos da oposição, que desempenhou nenhum papel na Revolução de 25 de janeiro. Neste contexto, os generais estão provavelmente satisfeitos com toda a conversa sobre recuperar o dinheiro roubado pelo regime, porque o outro lado da moeda é uma corrente de preocupações relacionadas com o estado da economia.
A noção de que a economia está em ruínas - os turistas que permanecem longe - , quebrou a confiança dos investidores, o emprego no sector da construção em paralisação, muitas indústrias e empresas que operam em muito menos do que a plena capacidade - poderia muito bem ser a razão mais perigosa para a imposição de reformas cosméticas que deixam a relação incestuosa entre governo e negócios intactos.
Ou pior, se o movimento pró-democracia se deixa atemorizado pela narrativa "ruína econômica", as estruturas podem ser postas em prática por "tecnocratas", sob a égide do governo militar de transição que ligaria o governo civil para eventual realmente acelerando o ritmo das privatizações. Ideólogos, incluindo aqueles da faixa neoliberal, são propensas a um modo de bruxaria de pensar: se a magia não funciona, não é culpa da magia, mas a falha do xamã que realizava o feitiço. Em outras palavras, a lógica pode ser que ele não era o neoliberalismo que arruinou o Egito de Mubarak, mas a deficiente aplicação do neoliberalismo.

Balões de ensaio para esta narrativa bruxesca já está sendo lançada fora do Egito. O New York Times publicou um artigo em 17 de fevereiro: de fundição dos militares como uma força regressiva se opõem à privatização e buscando um retorno ao estatismo Nasser. O artigo coloca ostensivamente o "lado bom" do regime de Mubarak (programas de privatização) contra árabes do velho socialismo ruim, ignorando completamente o fato de que enquanto o sistema de privilégio militar puder preservar alguns do setor de recursos públicos transferidos a partir da economia civil, sob pressão do FMI programas de ajustamento estrutural, o império dos generais não estão limitados a um quase autonomizar-underground do setor público.

Oficiais também foram premiados com mordomias do setor privado; político civil / impérios empresariais mistas papéis públicos e privados para o ponto que o que era governo e o que era privado eram indistinguíveis, tanto os civis como militares arrecadaram rendas de ajuda externa. Os generais podem preferir uma nova rodada de bruxaria neoliberal. Mais de privatização simplesmente liberar bens e rendas que apenas os politicamente ligado (incluindo os generais) podem adquirir. A fixação de um Estado falhado neoliberal por aplicações mais rigorosas do neoliberalismo pode ser o caminho mais seguro para eles preservarem seus privilégios.

Uma correção neoliberal, no entanto, será uma tragédia para o movimento pró-democracia. As exigências dos manifestantes foram claros e amplamente políticas: retirar o regime, fim da lei de emergência, fim da tortura; realizar eleições livres e justas. Mas implícita nessas demandas, desde o início (e decisiva da final) era uma expectativa de maior justiça social e econômica. A mídia social pode ter ajudado a organizar o núcleo de um movimento que, eventualmente, derrubou Mubarak, mas um elemento importante que levou número suficiente de pessoas para as ruas, foi o dos problemas econômicos que são intrínsecas ao neoliberalismo.
Estas queixas não podem ser reduzidas a pobreza extrema, as revoluções nunca são realizadas pelos mais pobres dos pobres. Era na verdade a erosão de um sentido que algumas esferas humana devem ficar fora da lógica dos mercados. Mubarak do Egipto escolas e hospitais degradados, desemprego e garantia de salários totalmente inadequados, especialmente no sector privado em expansão. Eis o que transformou centenas de ativistas dedicados em milhões de manifestantes determinados.

Se a revolução resultados 25 de janeiro com não mais do que uma redução do neoliberalismo ou mesmo a sua intensificação, milhões terão sido enganados. O resto do mundo pode ser enganado também. Egito e Tunísia são os primeiros países a realizarem revoluções vitoriosas contra os regimes neoliberais. Os americanos podem aprender com o Egito. De fato, há sinais de que eles já estão fazendo isso. Wisconsin professores protestam contra o governador de suas tentativas de retirar o direito à negociação coletiva levaram sinais igualando Mubarak com o governador. Egípcios, poderia muito bem dizer para a América uqbalak ' (você pode ser o próximo).

Dr. Walter Armbrust é Fellow Hourani e Professor da Universidade Moderna no Médio Oriente Estudos na Universidade de Oxford. Ele é o autor da Missa, Cultura e Modernismo no Egito (Cambridge University Press, 1996).

Este artigo apareceu pela primeira vez Jadaliyya.
-----------------------------------------------------------------

Nenhum comentário: