Visitantes Bem-Vindos na semana:

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Alemanha recusa-se a devolver busto de Nefertiti ao Egipto - Cultura - PUBLICO.PT


Alemanha recusa-se a devolver busto de Nefertiti ao Egipto - Cultura - PUBLICO.PT





Aqui reproduzo dois comentários anônimos do Público os quais acho muito pertinente quanto às pretensões do Egito em querer o busto de "Nefertiti":
"
Já agora também devemos devolver qualquer coisa, não?
Mas isto de ver a história por um perspectiva contemporânea é ridículo. hoje não existe o conceito dos despojos de guerra mas na altura era perfeitamente aceite e praticado por todas as partes. Este individuo pede de volta ofertas que o vizir ou sultão, ou lá o que era, fez de forma consciente e voluntária. O respeito pelos tesouros não existia. Era um pedaço de pedra ou de terracota e pronto. É um gesto bonito um país devolver este tipo de coisas, mas não é de forma nenhuma algo que se possa exigir. Não tarda nada teremos a China a pedir a devolução de cerâmica de altiissimo valor que anda por aí espalhada em museus com o pretexto de que o que se pagou por ela não foi suficiente. Arre bolas que isto é ridículo. Quanto à França poderia devolver alguns canhões já que muita da estatuária de bronze roubada em Portugal teve esse destino. Da mesma forma podemos começar a pensar em devolver aos índios do Brasil ou à India tudo o que se construiu com o dinheiro que de lá veio. Que extremismo mais parvo."

"Vou dizer uma coisa horrível mas é o que penso: confio mais na segurança para a nefertiti em berlim do que no cairo (ou em qualquer outro sítio do egipto).... e isto apesar de adorar o egitpo e os egípcios que são gente óptima. mas não tem o sentido do respeito e diria quase veneração pelos artefactos do passado como nòs, Europeus, temos. e a bem da nefertiti, é melhor que fique por enquanto em berlim. mas pode haver compensações por essas peças "em lease", a unescO que trabalhe sobre o assunto e surja com uma Convenção ou Tratado internacional sobre o assunto. Em contrapartida, gostaria que as peças que os Franceses nos levaram, voltassem para nós. Já sei que estou a ser parcial e injusto, mas é o que penso. Os Europeus têm o sentido da História, os outros povos nem todos vivem esse sentimento com a intensidade com que nós a vivemos. Vivem outras coisas igualmente meritórias e são dignos do maior respeito na relatividade cultural que partilhamos."

Só falta o Brasil ou a Igreja brasileira exigir as inúmeras estátuas dos Santos que levaram daqui para o exterior e que deve estar em muitos museus por aí? Hilário...Nós não conseguimos guardar com segurança nem a "Melher em Azul" de "Picasso" e os "Retirantes" de "Portinari" que estavam no useu de Arte Moderna" MAM e que, a muito custo foram resgatadas de volta!! ....rsrsrs
---------------------------------------
------------------------------------

Nenhum comentário: