Visitantes Bem-Vindos na semana:

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

DA HISTERIA ECOLÓGICA

---------------------------------------
Da Histeria Ecológica à Submissão Econômica


Há anos que em todas as enchentes que assistimos pelas contundentes imagens via TV, eu e moradores da minha rua costumamos conversar sobre o assunto Clima. As mais variadas teorias e explanações, algumas hilárias, outras com bom senso e outras simplesmente ecos da mídia. Ninguém é especialista no assunto, mas alguns ainda têm boa memória.

Fala-se tanto em aquecimento do clima na terra, mas o inverno último que tivemos aqui em São Paulo, há muitos anos não se via.
Todos concordam. Um outro mais exaltado pelas cervejas tomadas, já fala apavorando:” Se preparem para o calor que vai vir!! 45ºgraus na sombra!!” E por aí vai...

Pessoalmente, acho que muito desses papos de aquecimento global, falta de água no futuro em curto prazo, não passam de histeria ecológica e quando assim falo logo um já me tira por irresponsável: “Ele num ta nem aí.” O que, garanto, não é verdade. Apenas acho que enchentes não tem nada a ver com aquecimento global, mas a impermeabilização do solo sim. Mas misturam-se os assuntos.

Todos querem suas ruas asfaltadas, grandes e espaçosas avenidas para que possam se sentir um Fittipaldi, um Sena, na direção das suas máquinas do ano. E ninguém se lembra que o rio Tietê vez ou outra, transborda. Como já transbordou em anos passados. Também reconheço que se passar um dia no Centro da Capital, de tarde estarei com a testa escura pela poluição. Mas daí a dizer que tudo isso está fazendo com que o clima na terra esteja se aquecendo é de um catastrofismo com interesses nada ecológicos.

E um outro ponto do mesmo assunto, o meio ambiente, que tem me deixado intrigado, é o argumento de que: Os países desenvolvidos têm de pagar para os países subdesenvolvidos ou emergentes não se transformarem como eles, em nações poluidoras. Isso é uma arenga que, sinceramente, me é difícil entender. Com todo respeito ao nosso “James Bond” da diplomacia, Celso Amorim, Carlos Minc e seu colete, e outros partidários desse argumento inédito nas relações internacionais.

Fala-se que para o Brasil conservar sua floresta amazônica, os países desenvolvidos têm de pagar ao Governo brasileiro pela proteção das matas no Amazonas, um Estado do Brasil!! Como é isso?? Vão ter de nos pagar para que não destruamos nossas florestas nativas?? E por favor, não estou aqui defendendo a desmatação das nossas florestas!!

Mas imaginem uma casa que tenha uma área na sua frente que vai dar até a calçada, e nessa área tem uma frondosa mangueira e uma bela bananeira. Acontece que o proprietário da casa conseguiu um bom emprego e agora, todo contente, pensa e tirar a mangueira e a bananeira para construir sua garagem a fim de guardar o carro que há tantos anos almeja ter, tal como já possuem seus visinhos.
Mas eis que para sua surpresa, os visinhos ficam chateados com a idéia de tirar a mangueira e os pés de banana que tanto embelezam a rua, chegando mesmo ao absurdo de pedirem para ele que não tirasse os pés de bananeira nem a frondosa mangueira!! Estariam proibindo o coitado do proprietário de construir sua garagem e de ter o seu carro para que não enfeasse a rua!?

Loucura não é? Pois é justamente isso que o metereologista da Universidade de Alagoas, “Luiz Carlos Molion”, 40 anos debruçado sobre o assunto Clima, diz em sua interessante entrevista a UOL quando chama de “neo-colonialismo” as pressões dos países desenvolvidos sobre os países subdesenvolvidos e emergentes em também diminuírem suas emissões de CO2.

“Na verdade, o aquecimento não é mais um assunto científico, embora alguns cientistas se dediquem nisso. Ele passou a ser uma plataforma política e econômica. Da maneira como vejo, reduzir as emissões é reduzir o consumo de energia elétrica que é a base do desenvolvimento em qualquer lugar do mundo. Como existem países que tem sua matriz energética calcada em combustíveis fósseis, não há como diminuir a geração de energia elétrica sem reduzir a produção.

O efeito maior seria aos países em desenvolvimento certamente. Os desenvolvidos já tem uma estabilidade e podem reduzir marginalmente , por exemplo, diminuir o consumo dos aparelhos elétricos. Mas o aumento populacional vai exigir maior consumo. Se minha visão estiver correta, os países fora dos trópicos vão sofrer um resfriamento global. E vão ter de consumir mais energia para não morrerem de frio. E isso atinge todos os países desenvolvidos.

...Virou discurso político de políticos que querem ser amigos do ambiente e ao mesmo tempo fazer crer que países subdesenvolvidos ou emergentes vão contribuir para o aumento do aquecimento. Considero como uma posição neo-colonialista.” E por aí vai ...A entrevista é interessante e vale conferir....O fato é que a ECOLOGIA tem muito de sério pra ser tratada com histeria.

Pois é...o negócio é tomar uma cerveja....rsrsrsrsrsrs

http//noticias.uol.br/ultnot/cienciaesaude/ulntot/2009/12/11/não-existe-aquecimento-global-diz-representante-da-omm-na-america-do-sul.jhtm
-------------------------------------------

Nenhum comentário: