Visitantes Bem-Vindos na semana:

domingo, 20 de dezembro de 2009

UMA COP16 TAMBÉM PARA OS EXCLUÍDOS DA ORGIA

----------------------------------

UMA “COP16” TAMBÉM PARA OS POBRES NO MUNDO

Impressionou as imagens na TV do COP15 em Copenhague, “trocentos” países com seus respectivos presidentes e séqüitos ecológicos!

O planeta estava presente a frente das câmeras e fotógrafos, Discursos e opiniões diversas, interesses conflitantes, e tome câmeras em cima das personalidades midiáticas. O papo era o Clima. Aquecimento global! Tema que não tem consenso nem entre renomados especialistas no assunto, ainda que a maioria cante a histeria do aquecimento, há os que discordam. Nós pobres mortais, continuamos reclamar do frio no inverno e do calor no verão.
Não quero aqui cometer a negligência de não reconhecer a possibilidade de que o nível de poluição e desmatamento está colaborando para o aquecimento no planeta.

Mas, eu gostaria de ver uma Reunião semelhante, discutindo a mais dramática pobreza em que vivem centenas de milhões de seres humanos pelo mundo.

Zâmbia está aí, com 80% de sua população analfabeta e mais da metade na miséria absoluta, com uma expectativa de vida de 42 anos, e caindo! E como desgraça pouca é bobagem, o país é um dos mais afetados pela AIDS.
Opiniões anglo-americanas expressam a preocupação de como ajudar a um povo analfabeto, doente e com uma expectativa de vida tão curta?
De um povo que desde meados do século XIX foi escravizado pela invasão da Inglaterra que lá chegou a busca de minérios.
Hoje se pergunta quem vai honrar a dívida que a civilização ocidental cristã capitalista tem para com os pobres Zâmbia e de outras regiões africanas que vivem em extrema pobreza.

Só a contundência de um rápido depoimento de um comerciante barraqueiro; talvez incomodado com a equipe do documentário; espelha o desespero em que se encontra o povo de Zâmbia: “Se voceis podem nos ajudar nos ajudem, se não podem, nos deixem em paz. (e repetia rindo) Se não podem, nos deixe em paz”.

Como esse povo tem outros, mundo afora. Como anda Bangladesh? País que tanto chocou o mundo nos anos 80(?) com fotos de suas crianças esquálidas!
E os “saarauis”, fala-se em mais de 150.000, que vivem refugiados em “Tindouf” na Argélia desde 1976, fugidos de sua terra natal, o “Saara Ocidental”, com a invasão de Marrocos pós-abandono da Espanha que ali, explorou por mais de um século as imensas jazidas de fosfato, cobre e urânio.

Enfim, até posso concordar com o renomado “Alberto Dinis” do “Observatório da Imprensa”, quando no final de um texto para o jornal “Gazeta do Povo” de Londrina, “O Efeito Noé”, ele diz a respeito do COP15: “Noé recebeu ordens, obedeceu. Desta vez, por vontade própria ou espelhados em Noé, todos passaram a pensar nos descendentes”.
http://portal.rpc.com.br/gazetadopovo/opiniao/conteudo.phtml?tl=1&id=956394&tit=O-efeito-Noe

Mas, lirismo religioso à parte, é preciso olhar também para centenas de milhões dos nossos semelhantes que vivem em condição sub-humana, até para que possam ter seus descendentes e sua raça não seja excluída do acesso a “Arca”.

A próxima Reunião vai ser no México em 2010, a COP16, espero que não só o Clima mas o Ser Humano também seja debatido.

-----------------------------------

Nenhum comentário: